Ataque com mísseis russos na região portuária de Odessa, na Ucrânia, mata seis, diz governador
9 de outubro (Reuters) - Um ataque com míssil balístico russo na quarta-feira à infraestrutura portuária da região de Odessa, no sul da Ucrânia, matou seis pessoas e feriu oito, disse o governador regional de Odessa, Oleh Kiper.
Os feridos eram todos cidadãos ucranianos, escreveu Kiper no aplicativo de mensagens Telegram. Quatro estavam em estado grave.
O vice-primeiro-ministro Oleksiy Kuleba disse que um navio porta-contêineres de bandeira panamenha, o Shui Spirit, sofreu danos no ataque.
"Um inimigo insidioso está tentando interromper o trabalho do corredor de grãos ucraniano, matando civis e destruindo infraestrutura", escreveu Kiper em sua postagem.
O ataque ao porto de Chornomorsk foi o terceiro na região nos últimos quatro dias.
Leia mais:
+ Ucrânia diz que mísseis russos atingiram dois navios de grãos do Mar Negro
+ Drones russos atingem infraestrutura portuária e subestações de energia na Ucrânia
Autoridades ucranianas disseram que um míssil russo atingiu um navio com bandeira de Palau no porto de Odessa na segunda-feira, matando um cidadão ucraniano e ferindo cinco estrangeiros.
E no domingo, um míssil russo danificou um navio civil com bandeira de São Cristóvão e Nevis, carregado com milho no porto de Pivdennyi.
Sob um acordo mediado pela Turquia logo após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, navios transportando cargas de portos ucranianos operaram sem impedimentos por cerca de um ano antes de a Rússia se retirar do acordo.
Desde então, os navios têm usado uma rota alternativa, navegando pela costa sudoeste do Mar Negro, na Ucrânia, através das águas romenas e em direção à Turquia.
Reportagem de Ron Popeski e Yuliia Dysa; Edição de Leslie Adler e Jonathan Oatis
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros