A China tem um incentivo para manter aberto o caminho para a Europa
HONG KONG, 26 de junho (Reuters Breakingviews) - A China e a União Europeia concordaram em iniciar negociações sobre o plano do bloco de impor tarifas adicionais de importação sobre veículos elétricos fabricados na China; Pequim quer que as barreiras sejam eliminadas, segundo o Global Times. As negociações antes do prazo de Novembro para finalizar as taxas sublinham a preocupação oficial quanto à direcção futura da relação comercial mais ampla.
A questão ameaça mais a economia de 18 biliões de dólares do que os seus fabricantes de automóveis. Eles podem sobreviver às tarifas da UE, variando de 17,4% na BYD (002594.SZ), abre uma nova aba, (1211.HK), abre uma nova abapara 38,1% na Volkswagen (VOWG_p.DE), abre uma nova abaprincipal parceiro SAIC Motor (600104.SS), abre uma nova abaporque as taxas não eliminam totalmente a vantagem de preço do VE da China, abre uma nova aba. Empresas como a BYD também podem contornar as tarifas estabelecendo fábricas em Estados-membros amigos da UE, incluindo a Hungria e a Polónia.
Para a China, os VEs são apenas a ponta da questão. São uma fonte de exportações em rápido crescimento, mas com 11,5 mil milhões de dólares no ano passado, o sector representa 2% das exportações chinesas para a UE, de acordo com cálculos da Breakingviews. Envia de tudo, desde equipamentos de telecomunicações a painéis solares, para a região. No geral, a UE representou 15% das exportações da China em 2023 e é o seu segundo maior mercado de exportação, de acordo com dados aduaneiros chineses.
Basta olhar para o campeonato de futebol Euro 2024 em curso para um lembrete oportuno do amplo interesse da China no mercado ocidental. A BYD substituiu a montadora alemã Volkswagen como principal patrocinadora do torneio. Hisense Home Appliance, fabricante de eletrônicos de US$ 7 bilhões da China (000921.SZ), abre uma nova abaestá patrocinando painéis de TV e tecnologia de árbitro assistido por vídeo (VAR). Afiliado do Alibaba (9988.HK), abre uma nova abaAlipay é o parceiro global de pagamento da competição.
A Pru, que está listada em Londres e Hong Kong, disse que também poderá gerar mais retorno aos acionistas no futuro.
Seria prejudicial para Pequim acrescentar uma guerra comercial total com a UE à guerra crescente com os Estados Unidos, apesar de a China avisar que tomará “todas as medidas necessárias” para salvaguardar os seus interesses. O primeiro-ministro Li Qiang alertou na terça-feira que "ações regressivas de dissociação" iriam "arrastar o mundo para uma espiral destrutiva".
Para se proteger, a China propõe, abre uma nova abareduzir as suas tarifas de importação sobre veículos de grande motor provenientes da Europa se Berlim convencer a UE a retirar taxas adicionais sobre os VE chineses, informou a Bloomberg, citando pessoas familiarizadas com a discussão. As montadoras chinesas também poderiam formar joint ventures com seus pares europeus, informou o Politico, abre uma nova aba, citando diplomatas e altos funcionários não identificados. Isso imitaria a forma como os fabricantes de automóveis estrangeiros foram outrora forçados a operar na China. As negociações ainda poderão manter aberto o caminho para a Europa para a China.
NOTÍCIAS DE CONTEXTO
A China e a União Europeia concordaram em iniciar negociações sobre as tarifas adicionais de importação planejadas pelo bloco sobre veículos elétricos fabricados na China, de acordo com altos funcionários de ambos os lados, informou a Reuters em 22 de junho.
Edição de Una Galani e Aditya Srivastav
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