Comissão Europeia planeja medidas de emergência para combater a gripe aviária na Polônia

Publicado em 14/04/2025 09:33

Logotipo Reuters

VARSÓVIA (Reuters) - A Comissão Europeia planeja adotar medidas de emergência na próxima semana para impedir a propagação da gripe aviária em duas regiões da Polônia, disse um porta-voz na sexta-feira.

Houve 73 surtos confirmados de Gripe Aviária Altamente Patogênica (GAAP) na Polônia nos últimos dois meses, com 53 deles nas regiões da Mazóvia e Grande Polônia.

"Dada a grande escala dos surtos (nessas duas regiões)... é necessário adotar medidas emergenciais adicionais a serem aplicadas nessas áreas de alto risco, reforçando as medidas de prevenção e controle", disse o porta-voz em uma declaração por e-mail.

"A previsão é que as medidas sejam adotadas pela Comissão na próxima semana. Essas medidas também visam, com essas medidas de prevenção, proteger a indústria avícola polonesa de forma mais ampla."

O porta-voz não deu mais detalhes sobre o que as medidas de emergência envolveriam, mas disse que elas foram discutidas com as autoridades nacionais e regionais, que concordaram com elas.

Em uma resposta por e-mail às perguntas da Reuters, o Ministério da Agricultura polonês disse que as medidas extraordinárias "consistiriam principalmente na introdução de uma proibição de novas fazendas localizadas na área sujeita a restrições até que a epidemia de IAAP seja controlada".

"As autoridades polonesas... estão conduzindo um diálogo intensivo com a CE para limitar as restrições territoriais e obter derrogações para a movimentação de outros produtos originários de aves e das atividades de incubadoras de aves", acrescentou o ministério.

O diário polonês Gazeta Wyborcza informou na quinta-feira que a Comissão Europeia queria proibir a exportação de aves da Polônia devido à gripe aviária.

No entanto, o ministro da Agricultura polonês, Czeslaw Siekierski, foi citado pela agência de notícias estatal PAP na sexta-feira dizendo que era "muito cedo" para falar sobre tal possibilidade.

Reportagem de Alan Charlish, reportagem adicional de Barbara Erling e Anna Wlodarczak-Semczuk Edição de Gareth Jones, Kirsten Donovan

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário