Governo de Goiás doa sementes de milho para agricultores do Norte e Nordeste do estado
O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), da Seapa e Retomada, está realizando a entrega de sementes de milho a agricultores familiares das regiões Norte e Nordeste do estado. A ação, que faz parte da operação Goiás Alerta e Solidário, vai distribuir 22 toneladas e meia de sementes e deve gerar cerca de R$ 10 milhões em renda aos beneficiados.
A comitiva já distribuiu sementes em 23 municípios. As entregas iniciaram em dezembro, passando pelas cidades de Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás, Simôlandia, Damianópolis, Posse, Iaciara, Nova Roma, Guarani de Goiás e Alvorada do Norte.
O coordenador da regional da Emater do Vale do Paranã, Damasio Kennedy, acompanhou as entregas e afirma que a ação é muito importante para que essas famílias possam garantir sustento, já que é uma região muito carente. “Essas sementes poderão ser armazenadas e cultivadas em até um ano, podendo virar alimento e uma renda extra para os agricultores”, analisa.
Em janeiro, agricultores de Sítio de Abadia, Mambaí, Buritinópolis, Campos Belos, Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, São Domingos, Alto Paraíso de Goiás, São João d’Aliança, Montividiu do Norte e Formoso receberam as sementes para plantio.
Até o final do mês, a caravana ainda vai passar por seis municípios goianos. Serão distribuídas mais de 2 toneladas de sementes em Guaraíta, Heitoraí, Matrinchã, Campo Limpo de Goiás, Amaralina e Santa Terezinha de Goiás.
Além de distribuir as sementes, o Governo de Goiás, por meio da Emater, oferece aos produtores beneficiados assistência técnica contínua para melhor aproveitamento dos grãos e orientação sobre as vantagens de se associarem por meio do cooperativismo.
Goiás Alerta e Solidário
A Operação Goiás Alerta e Solidário, lançada pelo governador Ronaldo Caiado em outubro de 2023, mobiliza diversas áreas do governo estadual. Além da entrega de donativos, inclui ações preventivas, de socorro e de reconstrução, como recuperação e manutenção da malha asfáltica; melhoria dos acessos a comunidades rurais; busca e salvamento com equipes de especialistas; entre outros.
0 comentário
CNA discute segurança jurídica no setor agropecuário
Planos de contingência na avicultura precisam ser tratados com a mesma importância que a prevenção das doenças, diz especialista
Em defesa dos produtores rurais, CNA vai adotar medidas contra Carrefour e empresas francesas
Portos no BR não estão preparados para receber navios maiores e mais modernos, podendo haver colapso logístico no médio a longo prazo
Ministério da Agricultura e Pecuária apoia PL da Reciprocidade
Aprovação do Mercado de Carbono: o que muda para o agro?