Clima favorece "pegamento" da safra 17/18 de laranja em São Paulo
Os bons volumes de chuva em muitas regiões do estado de São Paulo neste mês têm beneficiado o “pegamento” dos chumbinhos que darão origem à safra 2017/18. Apesar de terem sido relatadas quedas de pequenos frutos, na maioria das localidades, não foram intensas. Nesse cenário, o desenvolvimento das plantas, até o momento, é positivo em praticamente todas as regiões citrícolas acompanhadas pelo Cepea, o que tem gerado boas expectativas com relação à próxima temporada. Em Limeira e Avaré, os acumulados de chuva neste mês (até o dia 27) já superam o volume esperado para todo o mês de outubro, segundo a Somar Meteorologia.
Em Araraquara e Bebedouro, contudo, as precipitações ainda estão bem abaixo do previsto para este mês. Segundo colaboradores, a queda mais acentuada de chumbinhos, embora pontual, foi observada no noroeste do estado. Na cidade de Fernandópolis, chuvas estiveram, até esta semana, 18% abaixo da média climatológica, com o agravante das altas temperaturas, que chegaram a beirar os 40ºC em alguns dias do mês – na média, a temperatura máxima é de 33,2ºC, também acima do normal para o período. Ainda que seja cedo para dimensionar, a safra 2017/18 pode ser superior à anterior. No ano passado, nesta época, as lavouras já registravam fortes danos devido ao calor, o que limitou a oferta na temporada 2016/17.
0 comentário
Citros/Cepea: Semana termina com recuo dos preços da tahiti; laranja in natura fica estável
Citros/Cepea: Tahiti tem nova queda de preço na semana
Dreyfus anuncia novo terminal de açúcar em SP que eleva em 1 mi t capacidade por ferrovia
Citricultura baiana se desenvolve baseada na tecnologia, e faturamento cresce 35,80% entre 2019 e 2023
Agrodefesa realiza oficina técnica na área de citros e curso para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC)
Citros/Cepea: Preço da tahiti cai, mas segue elevado