Agroconsult estima safra de soja no Brasil 2014/2015 em 93,93 mi t
Por Gustavo Bonato
SÃO PAULO(Reuters) - A Agroconsult reduziu sua estimativa para a safra de soja no Brasil 2014/15 para 93,93 milhões de toneladas, ante 94,8 milhões de toneladas da projeção de dezembro, informou a consultoria nesta quinta-feira em conferência de imprensa, em São Paulo.
O ajuste é decorrente da falta de chuvas na primeira quinzena de janeiro no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país.
“Minas Gerais, Goiás, Bahia e Piauí é onde os problemas estão mais intensos. Mas também revisamos para cima os Estados do Sul do Brasil. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e Paraná, e também Mato Grosso do Sul tiveram as estimativas aumentadas”, disse o diretor da Agroconsult, André Pessoa, ressaltando que as precipitações até o momento no Sul do país têm sido favoráveis às lavouras.
Segundo Pessoa, as chuvas que estão previstas para esta segunda quinzena de janeiro serão decisivas para o potencial da safra total do Brasil. Apesar das precipitações previstas, o volume talvez não seja suficiente para estancar perdas em muitas regiões.
“Esse número (divulgado nesta quinta-feira) não contempla a segunda quinzena de janeiro... Pelos mapas climáticos, o viés é de baixa. Não é tão positivo o que tem para ocorrer de chuvas nos próximos dias”, disse ele.
A safra 2013/14 de soja no Brasil foi de 86,12 milhões de toneladas.
Já no caso do milho, a consultoria elevou a estimativa para a safra no Brasil 2014/15 para 79,98 milhões de toneladas ante 78 milhões na previsão anterior. A consultoria estimou que a primeira safra de milho do Brasil 2014/15 fique em 29,96 milhões de toneladas, enquanto a segunda safra deve ficar em 50,02 milhões de toneladas.
0 comentário
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25
Soja segue operando com estabilidade em Chicago nesta 2ª, mas passa para o campo negativo
Soja/Cepea: Clima favorável reforça perspectiva de maior oferta, e preço cai
Aprosoja MT apresenta sugestões ao Governo de MT para regulamentação da Lei da Moratória da Soja
Soja sobe levemente na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira, acompanhando altas entre os derivados