Chuvas devem regularizar em Mato Grosso na próxima semana
Os produtores de soja mato-grossenses ainda aguardam as chuvas para o desenvolvimento ideal das lavouras nesta safra. De acordo com Nery Ribas, diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), as características gerais das lavouras neste momento são de chuvas irregulares e localizadas e altas temperaturas. “A colheita está avançando em ritmo lento e temos relatos de produtividades variadas, de 18 a 65 sacas por hectare”, conta.
Em muitas lavouras, a soja ainda está em fase de enchimento de grão, e por isso é tão importante que chova regularmente. Segundo a Somar Meteorologia, uma frente fria que se formou no Rio Grande do Sul avança para os demais estados da região Sul e também do Sudeste. “Este sistema meteorológico vai finalmente enfraquecer o atual bloqueio atmosférico e deve provocar chuvas mais generalizadas no Centro-Oeste a partir de quinta-feira”, explica o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos.
Santos informa ainda que com o retorno das chuvas mais abrangentes e em maior volume, a partir da semana que vem haverá uma elevação dos níveis de umidade do solo e, consequentemente, uma melhora no desenvolvimento das lavouras. “A tendência é que as chuvas comecem a normalizar a partir da primeira semana de fevereiro em todo o Estado”, ressalta o agrometeorologista.
O diretor técnico da Aprosoja diz que há relatos de incidência de pragas como lagarta falsa-medideira e mosca branca em pontos localizados. Porém, a indicação é sempre o monitoramento das lavouras, especialmente para o controle da ferrugem asiática. “Os produtores devem utilizar o Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP) para que as lavouras estejam protegidas e se desenvolvam adequadamente”, frisa Ribas.
0 comentário
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia
Wall Street opera sem direção comum em início da semana com feriado
Ibovespa recua com pacote fiscal ainda no radar antes de fechar para o Natal
Dólar sobe mais de 1% no início da sessão acompanhando exterior