Ibovespa opera estável apesar de Wall Street positivo

Publicado em 14/10/2024 12:56 e atualizado em 14/10/2024 14:12

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa operava entre altas e baixas moderadas nesta segunda-feira, sem acompanhar os índices acionários norte-americanos, que passaram a seguir direção única de alta, em dia de mercado de Treasuries fechado nos Estados Unidos devido ao Dia de Colombo.

Por volta das 12h33, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, tinha variação positiva de 0,07%, a 130.083,03 pontos, tendo chegado a 130.441,06 pontos na máxima e 129.728,80 pontos na mínima. O volume financeiro somava 6,88 bilhões de reais no pregão.

O head de research da Terra Investimentos, Régis Chinchila, destacou entre os pontos de suporte ao indicador os sinais de estímulos econômicos na China ainda no sábado e as declarações do diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, nesta segunda-feira.

Em sua primeira fala pública após ter indicação à presidência do BC em 2025 aprovada pelo Senado, Galípolo destacou que os diretores estão de olho nas projeções de inflação e na atividade econômica para definir os juros básicos.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também deu declarações pela manhã durante evento promovido pelo Itaú BBA, e afirmou que o governo pode rever mais uma vez a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. A Fazenda elevou em setembro sua projeção para o PIB do Brasil em 2024 a 3,2%, ante estimativa anterior de 2,5%.

A indefinição também era observada em duas ações de grande peso no índice, com Petrobras diminuindo a queda de mais cedo no pregão, enquanto Vale invertia sinal e passava a cair.

Em Nova York, os índices acionários marcavam alta, após operarem mistos na abertura. O mercado de Treasuries por lá está fechado devido ao Dia de Colombo e investidores seguem na expectativa por uma semana repleta de balanços corporativos e dados econômicos importantes na maior economia do mundo.

Na visão do analista Renato Nobile, da Buena Vista, a indefinição do Ibovespa no dia é resultado de uma menor liquidez vinda do mercado internacional.

"No geral, o volume está realmente baixo, o que deixa o mercado sem nenhum 'trigger' de alta ou baixa, pelo menos até o momento", afirmou Nobile.

DESTAQUES

- VALE ON caía 0,53%, revertendo alta de mais cedo, apesar do avanço dos futuros do minério de ferro, onde o contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 1,97%, a 800,5 iuanes (113,08 dólares) a tonelada.

- PETROBRAS PN tinha variação positiva de 0,05%, descolando da forte queda nos preços do petróleo no exterior, onde o barril do Brent perdia 2,38%, a 77,16 dólares.

- BANCO DO BRASIL ON valorizava-se 0,15%, BRADESCO PN subia 0,54%, ITAÚ UNIBANCO PN avançava 0,52% e SANTANDER BRASIL UNIT ganhava 0,59%.

- ASSAÍ ON avançava 5,2%, tendo como pano de fundo acolhimento pela Receita Federal de recurso apresentado pela empresa solicitando o cancelamento de decisão que determinava o arrolamento de ativos do varejista no valor de 1,265 bilhão de reais em razão de contingências tributárias em discussão do GPA, que subia 3,98%.

- SEQUOIA LOGÍSTICA ON, que não faz parte do Ibovespa, recuava 7,8%, após anunciar pedido de recuperação extrajudicial para reestruturar dívidas com credores não financeiros da ordem de aproximadamente 295 milhões de reais.

(Reportagem de Patricia Vilas Boas)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário