Ações da China devolvem parte dos ganhos, Hong Kong cai com otimismo menor sobre estímulo
Por Jiaxing Li
HONG KONG (Reuters) - As ações chinesas devolveram parte de seus ganhos iniciais enquanto o mercado de Hong Kong caiu nesta terça-feira, uma vez que o otimismo inicial em relação à mudança de política monetária por parte de Pequim se esvaiu, com os investidores de olho em medidas mais detalhadas após dados comerciais decepcionantes.
No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 0,59%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,73%, depois de abrir em alta de 3,2%.
O setor imobiliário do CSI300 teve alta de 1,3% e o de bens de consumo básicos avançou 1,9%, liderando os ganhos.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 0,5%, depois de ter subido 3,2% ao longo da sessão. O índice de tecnologia perdeu 1,4%.
O sentimento era de animação nas negociações da manhã depois que o Politburo, composto pelas principais autoridades do Partido Comunista da China, mudou a orientação da política monetária de "prudente" para "adequadamente frouxa" pela primeira vez em mais de uma década, para estimular o crescimento econômico.
As autoridades também prometeram estabilizar os mercados de ações e de imóveis e adotar ajustes anticíclicos para expandir a demanda interna e estimular o consumo.
Entretanto, esse otimismo diminuiu rapidamente depois que dados comerciais apontaram para uma fraqueza da economia chinesa em meio aos riscos tarifários dos EUA. Em novembro, as exportações cresceram 6,7% em relação ao ano anterior, abaixo da previsão, enquanto as importações caíram inesperadamente.
"Foi uma surpresa agradável o fato de as autoridades estarem adotando um tom mais positivo e favorável ao crescimento. Mas, como nas rodadas anteriores, os detalhes e a implementação ainda não foram vistos em meio aos ventos contrários ao crescimento", disse Jason Chan, estrategista sênior de investimentos do Bank of East Asia.
O mercado agora se concentrará na Conferência Central de Trabalho Econômico desta semana, onde as principais metas e a direção da política econômica serão definidas para o próximo ano, disse ele.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,53%, a 39.367 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,50%, a 20.311 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,59%, a 3.422 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,73%, a 3.995 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 2,43%, a 2.417 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,64%, a 23.125 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,49%, a 3.813 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,36%, a 8.393 pontos.
0 comentário

Trump pede paciência após economia dos EUA contrair com incerteza tarifária

Wall Street abre em baixa após contração da economia dos EUA no 1º tri

Dólar tem leve alta enquanto investidores digerem dados nos EUA e no Brasil

Ibovespa recua na abertura com EUA e cena corporativa em foco

Economia dos EUA tem contração no 1º trimestre; tarifas desencadeiam importações

Criação de vagas no setor privado dos EUA desacelera mais do que o esperado em abril