Índia se prepara para mais um mês de chuvas acima da média em setembro

Publicado em 05/09/2024 07:38

Logotipo Reuters

MUMBAI, 31 de agosto (Reuters) - A Índia deve receber chuvas acima da média em setembro, após chuvas excedentes em agosto, informou o departamento meteorológico no sábado.

A precipitação em setembro deve ser superior a 109% da média de 50 anos, disse Mrutyunjay Mohapatra, diretor-geral do Departamento Meteorológico da Índia, em uma entrevista coletiva virtual.

Chuvas acima do normal podem danificar as culturas semeadas no verão, como arroz, algodão, soja, milho e leguminosas, que normalmente são colhidas em meados de setembro.

Danos às colheitas podem levar à inflação dos alimentos, mas as chuvas também podem resultar em maior umidade do solo, beneficiando o plantio de culturas de inverno, como trigo, colza e grão-de-bico.

A Índia, o segundo maior produtor mundial de trigo, açúcar e arroz, impôs várias restrições à exportação dessas commodities agrícolas, e quaisquer perdas devido ao excesso de chuvas podem levar Nova Déli a estender essas restrições.

Depois de receber 9% a mais de chuva em julho, a Índia teve 15,3% a mais de chuva que a média em agosto, já que a região noroeste e central do país recebeu fortes chuvas, o que causou inundações em alguns estados.

O país registrou 6,9% mais chuvas que a média desde o início da estação das monções em 1º de junho.
A força vital de uma economia de quase US$ 3,5 trilhões, a monção anual traz quase 70% da chuva que a Índia precisa para regar fazendas e reabastecer reservatórios e aquíferos. Sem irrigação, quase metade das terras agrícolas do país depende das chuvas que geralmente ocorrem de junho a setembro.

As monções geralmente começam a recuar em meados de setembro no estado do Rajastão, no noroeste do país, terminando em meados de outubro.

No entanto, a previsão para setembro indica que a retirada deste ano pode ser adiada.

"A previsão para setembro sugere que uma boa atividade de chuvas em Rajasthan e Gujarat começa por volta de 15 de setembro. Hoje em dia, se você olhar, a retirada está sendo adiada", disse Mohapatra.

Em meados de setembro, as safras semeadas no verão ficam prontas para a colheita, e as chuvas durante esse período podem danificar as plantações maduras, disse um revendedor de uma casa de comércio global em Mumbai.


Reportagem de Rajendra Jadhav; Edição de Gareth Jones

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário