Prefeito de Sorriso conversa com tradings para atrair indústrias de soja
Por Ana Mano
SÃO PAULO (Reuters) - O prefeito de Sorriso, município mato-grossense que é o maior produtor de soja do mundo, afirmou nesta segunda-feira ter conversado com tradings do agronegócio para atrair investimentos no processamento da oleaginosa e outros grãos para sua cidade.
Em evento com investidores em São Paulo, o prefeito Ari Lafin afirmou que terá reunião com executivos da Bunge na terça-feira, e que quer atrair mais quatro processadoras de grãos para a cidade.
Caramuru e FS já operam no município, que também é o maior produtor de milho do país. Enquanto a Caramuru conta com uma processadora de soja, a FS produz etanol e derivados de milho em Sorriso.
Lafin disse que já se reuniu com representantes da Cargill e da chinesa Cofco sobre seu plano de atrair investimentos para município.
Segundo o prefeito, a Cofco tem duas unidades de armazenagem na cidade e já conversou sobre a possibilidade em esmagar soja no município no passado.
Ele contou que uma delegação de Sorriso visitou a China e conversou com a Cofco em 2018.
"Nosso objetivo, como gestores públicos, e isto tem que partir dos prefeitos... é trabalhar para que essas empresas não só armazenem, mas que elas possam transformar os produtos aqui no Brasil", afirmou Lafin após fazer uma apresentação sobre o potencial econômico da cidade a investidores.
Ele ponderou que a Cofco possui uma esmagadora em Rondonópolis, onde tem também uma usina de biodiesel, mas que tende a preferir processar a soja na própria China.
Em relação à possibilidade de a norte-americana Cargill processar soja no município de Sorriso, Lafin disse que o tema "está em estudo".
"A Cargill tem uma esmagadora em Primavera do Leste e nos recebeu muito bem", afirmou.
"Amanhã teremos uma reunião com a Bunge. Eles têm uma unidade armazenadora grande em Sorriso e a ideia é fazer com que eles possam montar uma unidade esmagadora e transformar soja lá também."
A Bunge já opera uma unidade de esmagamento em Nova Mutum, lembrou o prefeito.
Segundo ele, inicialmente esta unidade seria construída em Sorriso, mas a companhia optou por construir uma unidade de armazenagem ali e levar a fábrica propriamente dita para o outro município.
(Por Ana Mano)
0 comentário

Clima favorável no EUA, guerra comercial e boa comercialização no BR pesam sobre a soja em Chicago nesta 4ª feira

Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 4ª feira, pressionada pelo clima favorável nos EUA

Famato apresenta proposta de padronização do processo de classificação da soja na Câmara Setorial do Mapa

Soja tem novo recuo em Chicago nesta 4ª feira, ainda pressionada pela guerra comercial e safra americana

Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também

Vendas de soja na Argentina atingem ritmo mais lento em 11 anos