Soja: Mercado realiza lucros em Chicago e cede nesta 3ª após fortes altas; foco segue sobre clima
O mercado da soja passa por um mais uma movimento de realização de lucros nesta terça-feira (14) depois das boas altas registradas na sessão anterior e apesar dos fundamentos positivos. Os futuros da oleaginosa, por volta de 7h40 (horário de Brasília), as cotações perdiam de 9,50 a 10,50 pontos nos principais vencimentos, com o janeiro sendo cotado a US$ 13,72 e o maio a US$ 13,95 por bushel.
O grão acompanha uma correção que se dá também entre os preços do farelo na CBOT, que perdem mais de 1% na manhça de hoje depois da disparada da sessão anterior.
Ainda assim, os traders permanecem atentos ao clima bastante adverso no Brasil, atrasando o plantio e reduzindo o potencial produtivo da safra 2023/24. "O modelo europeu fala hoje em persistência do mesmo padrão para o Brasil nas próximas duas semanas. Clima mais quente que o normal e mais seco para a região Centro-Oeste e mais chuvoso do que o normal para o Sul", explica o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities.
E apesar das baixas desta terça, refletindo esta correção depois das altas fortes acumuladas nos últimos dias, Vanin acredita que "os fundamentos começaram a ser precificados. Atraso de plantio da soja no norte do Brasil e perda da janela ideal, vídeos de replantio em várias localidades de Mato Grosso, Tocantins e Mato Grosso do Sul, stands baixos, talhões de soja no noeste de Mato Grosso sendo gradeados para plantio de algodão safra, anomalias de todos os tipos e muito calor".
Assim, manutenção de foco sobre o cenário fundamental, porém, passando pela típica realização de lucros de momentos como o atual de muita volatilidade em pleno mercado climático da América do Sul.
Veja como fechou o mercado nesta segunda-feira:
0 comentário

Soja tem novo recuo em Chicago nesta 4ª feira, ainda pressionada pela guerra comercial e safra americana

Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também

Vendas de soja na Argentina atingem ritmo mais lento em 11 anos

Plantio nos EUA e declarações da China trazem fortes quedas para soja em Chicago

Decisão do STF reconhece constitucionalidade da lei estadual que protege produtores de Mato Grosso

Soja cede em Chicago nesta 3ª feira, sentindo pressão do bom avanço do plantio nos EUA