CNA debate projetos prioritários para a cadeia do leite
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (25), de uma reunião com a diretoria da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL) para debater a análise e definição de projetos prioritários para a cadeia produtiva de lácteos.
Durante o encontro, na Câmara dos Deputados, a CNA defendeu a aprovação de projetos de lei estratégicos para o setor, como o PL 5925/2019, que desonera as rações e suplementos minerais para alimentação de bovinos da incidência do PIS/Pasep e da Cofins, para contribuir com a redução dos custos dos produtores.
Outro projeto de lei citado foi o 952/2019, que combate a importação desleal de leite, estabelecendo regras quanto ao prazo de validade mínima para o leite em pó importado.
“Nós somos favoráveis ao livre comércio, buscando abertura de mercados para os produtos brasileiros, mas é necessário disciplinar as importações de lácteos no Brasil e controlar possíveis oscilações predatórias de preço ao mercado nacional, como forma de garantir a segurança dos nossos produtores”, explicou o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA, Ronei Volpi.
Na reunião, a presidente da FPPL, deputada Ana Paula Leão (PP-MG), informou que se reuniu com alguns secretários do Ministério da Agricultura para discutir a necessidade de melhorias na aplicação de recursos do programa Mais Leite Saudável para garantir assistência técnica qualificada aos produtores.
Ana Paula também falou sobre o resultado do questionário desenvolvido pela FPPL para definir o perfil dos produtores de leite do país. Até o momento, a pesquisa conta com 220 participações.
Também participaram da reunião os deputados Rafael Pezente (MDB/SC) e Lula da Fonte (PP/PE) e representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e de outras entidades do setor leiteiro.
0 comentário
Preço pago ao produtor de leite cai em dezembro, com aumento da captação de leite em novembro
Sindilat: Unidade Padrão Fiscal é de R$ 27,1300 em 2025 e muda taxas do Fundesa e Fundoleite
Projeto promove melhorias na pecuária leiteira de Ibertioga, no Campo das Vertentes
Conseleite indica leite projetado a R$ 2,4073 em dezembro no RS
Leite/Cepea: Preço ao produtor tem mais um mês de queda
Ano de 2024 foi favorável ao consumo de leite, ajudando a sustentar os preços ao setor produtivo, diz especialista