Preço do leite pago ao produtor em dezembro registra quarta queda consecutiva, com demanda fraca para lácteos no final do ano
Podcast
Preço do leite pago ao produtor em dezembro registra quarta queda consecutiva, com demanda fraca para lácteos no final do ano
Pelo quarto mês consecutivo, o pagamento do leite ao produtor no mês de dezembro registrou queda, segundo informações da analista de mercado da Scot Consultoria, Jéssica Olivier. Ela explica que, segundo a média realizada pela empresa em 18 estados brasileiros, o recuo foi de 5,9% na comparação com o pagamento feito em novembro.
Apesar desta queda no comparativo com novembro, quando se estende a análise dos valores para dezembro de 2021, o preço médio que chegou a R$ 2,39 por litro é 22,9% maior. Isso se dá, segundo a analista, devido a um aumento substancial que ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2022, atingindo um pico em agosto, enquanto o ano de 2021 os valores pagos ao produtor eram mais contidos, devido a um cenário de produção e de macroeconomia diferentes do visto no ano passado.
Na queda do pagamento de dezembro, pesou a demanda mais enfraquecida pelos lácteos que têm consumo ampliado no final do ano para as festividades, como leite consensado e creme de leite, além da importação de leite que segue em patamares altos, pressionando os preços.
0 comentário
Preço do leite pago ao produtor em novembro recua em função da maior captação nas principais bacias leiteiras
Leite/Cepea: Oferta cresce, e preço ao produtor cai em outubro
Conseleite sinaliza leite projetado a R$ 2,4561 em novembro no RS
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros