Aprosoja/MS aponta que 97% das lavouras de soja apresentam boas condições de desenvolvimento
As lavouras de soja seguem apresentando bom desenvolvimento em Mato Grosso do Sul. Segundo o SIGA – Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio, 97% das áreas estão em condições boas e 3% em estado regular, conforme indicou o Boletim da Agricultura da Casa Rural, produzido pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, Sistema Famasul e Governo do Estado, nesta semana.
A equipe técnica da Aprosoja/MS segue visitando os produtores para analisar diversos aspectos das lavouras da oleaginosa, e caracterizar as condições das áreas, entre eles: estádio fenológico, ocorrência de insetos-praga, doenças, plantas invasoras e stand.
O centro do estado, que abrange os municípios de Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Sidrolândia, Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Brasilândia apresenta melhores condições de desenvolvimento, com avaliação positiva em 100% das áreas. Na região há ocorrência de lavouras mais tardias, ainda em estádio vegetativo e outras já em estádio reprodutivo.
Por outro lado, em regiões como o nordeste e sul-fronteira, foi necessário realizar o replantio, onde a operação atingiu 6% e 9% das áreas estimadas, respectivamente.
A expectativa inicial deste ciclo aponta para uma área de 3,8 milhões de hectares cultivadas com a soja no estado, que devem gerar uma produtividade de 53 sacas/hectare e produção de 12,3 milhões de toneladas.
Dados econômicos: O preço médio disponível da soja foi de R$ 164,68 e o preço futuro atingiu R$ 156,41, na primeira semana de dezembro. De acordo com a Corretora Granos, o volume de comercialização das safras 2021/2022 e 2022/2023 está em 94,60% e 20%, respectivamente.
Clima: Até o dia 28 de dezembro, a previsão estendida do Sistema de Previsão Global, indica que podem ocorrer acumulados superiores a 60 milímetros em grande parte de MS. Nas regiões central, sul e noroeste as precipitações podem atingir a marca de 100 mm neste período.
0 comentário

Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também

Vendas de soja na Argentina atingem ritmo mais lento em 11 anos

Plantio nos EUA e declarações da China trazem fortes quedas para soja em Chicago

Decisão do STF reconhece constitucionalidade da lei estadual que protege produtores de Mato Grosso

Soja cede em Chicago nesta 3ª feira, sentindo pressão do bom avanço do plantio nos EUA

Em segunda-feira ruim no lado financeiro, soja se apoia no farelo para subir em Chicago