Desabastecimento de frango e ovo chega a 40% na Colômbia
O presidente da Federação Nacional dos Avicultores da Colômbia (Fenavi), Gonzalo Moreno, informou que a escassez de frangos e ovos em todo o território nacional varia entre 20% e 40%.
“A escassez varia em cada uma das cidades e isso é consequência do fechamento do Vale do Cauca e do Cauca , que produzem 30% dos ovos do país. Em Bogotá, por exemplo, temos uma carência em média de 24% ”, explicou Moreno.
Ele também destacou que “ há outros departamentos (municípios) enfrentando represamento de produtos. O Departamento de Santander é autossuficiente, exportando e enviando para outras regiões. Mas não atual crise, não consegue interiorizar sua produção. O mesmo acontece com Antioquia e o Litoral ”.
Por outro lado, de acordo com o último relatório das filiais da Federação Nacional de Comerciantes (Fenalco), devido aos bloqueios permanentes dos principais corredores rodoviários, foram perdidos mais de 12 milhões de ovos,16.000 toneladas de frango e 48.000 toneladas de ração para aves.
O presidente da Fenalco, Jaime Alberto Cabal, alertou que “devido a esses bloqueios , podem ocorrer aumentos de preços que variam de 10% a 110%, sendo o mais afetado o povo colombiano. Para o caso específico do Santander, há 40 milhões de aves em risco de morte ”.
0 comentário
Sexta-feira (20) de preços mistos para o mercado do frango
Preços estáveis ou em queda marcam esta sexta-feira (20) para o mercado de suínos
Gripe aviária eleva preços de ovos nos EUA a valores recordes antes do Natal
Instituto Ovos Brasil projeta 2025 com foco em campanhas estratégicas e fortalecimento do consumo de ovos
Frango/Cepea: Avicultor recupera poder de compra
Ovos/Cepea: Oferta limitada eleva preços com força