Frente fria avança e deixa Rio Grande do Sul em estado de alerta para chuvas intensas
A chegada de uma frente fria vindo do Uruguai vai mudar as condições do tempo no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (4). As imagens de satélite mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram o avanço sistema, com condição de chuvas expressivas no centro-sul gaúcho.
Veja as imagens de satélite do Inmet:
Fonte: Inmet
De acordo com a Climatempo, nas róximas 48 horas, as condições gerais da circulação de ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, vão dificultar muito a expansão das áreas de instabilidade desta frente fria sobre os estados do Paraná e de Santa Catarina". Ou seja: nesta terça (4), e também na quarta-feira, dia 5, pouca chuva está sendo esperada para esses dois estados associadas com deslocamento desta frente fria", complementa a consultoria.
Já no caso do Rio Grande do Sul, a circulação dos ventos e alta atmosfera vai favorecer a formação de nuvens carregadas no estado. "É alto risco de fortes pancadas de chuva, com raios e intensas rajadas de vento que podem alcançar até 80 km/h. Há risco de queda de granizo", acrescenta a Climatempo.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas entre 20mm e 40mm no centro-sul do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. A tendência é que o sistema avance de forma rápida para as demais áreas do estado, com previsão de precipitação entre 30mm e 40mm nas demais áreas do estado até quinta-feira, dia 6.
O modelo indica ainda que o sistema vai avançar para áreas de Santa Catarina e Paraná, porém de forma irregular e com volumes baixos. Nas demais áreas do país, a previsão continua sendo de tempo seco, condição característica da estação.
Fonte: Inmet
Depois da entrada da frente fria no Sul do Brasil, uma nova massa de ar frio de origem polar vai derrubar as temperaturas em toda a área. Segundo a Climatempo, o declínio começará a ser sentido no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina já na quarta-feira (5).
Porém é a partir de quinta-feira, 6 de maio, que a temperatura deve ter uma queda muito acentuada nos três estados do sul do Brasil. Há previsão de geada na, sexta-feira 7 de maio para a Campanha gaúcha e para áreas do Planalto e serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina", acrescenta.
O modelo de tendência de temperatura do ar do Inmet também prevê a entrada da massa de ar frio nos próximos dias. De acordo com o Cosmo, as temperaturas podem cair entre 8 e 10 graus no Rio Grande do Sul. A tendência é que o sistema avance para as demais áreas do país, derrubando as temperaturas também em pontos do Sudeste e no Centro-Oeste.
Veja o mapa com a previsão de temperatura do ar:
Fonte: Inmet
O pequeno Arthur na plantação de sorgo na nova Santa Rosa em Uruçuí (PI) - Claudineia Giboski
Lavoura de milho safrinha em Jatai (GO) - Marcelo Vieira
Cultura do milho pendoando do produtor Sr. Donizete Moura em Aral Moreira (MS) - Suzana
Semi confinamento na Fazenda Canoas em José Bonifácio (SP) - Antônio Rogério
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
NOAA: La Niña está estabelecido e deve persistir até o trimestre entre fevereiro e abril
Condições de La Niña estão presentes e podem persistir até fevereiro-abril
Previsão do Inmet mostra permanência do tempo seco sobre o Sul do Brasil nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (9) para todo o Brasil
Terremoto de magnitude 5,5 atinge a China perto da nascente do Rio Amarelo
Duas realidades climáticas para o Brasil: Muita chuva no nordeste e veranico no Sul