Safrinha de milho tem atraso de 30 dias em Nova Mutum/MT e falta de chuva liga alerta
Podcast
Realidades da Safra - MilhoSafrinha de milho tem atraso de 30 dias em Nova Mutum/MT e falta de chuva liga alerta
DownloadO plantio da segunda safra de milho em Nova Mutum no Mato Grosso registrou atraso de 30 dias com relação aos anos anteriores. Isso se deu após o plantio da soja atrasar 15 dias e a colheita também ser postergada por outros 15 dias.
Segundo o delegado coordenador da Aprosoja MT, Paulo Zen, isso refletiu no plantio de 45% das lavouras fora da janela ideal de cultivo e de uma diferença muito grande no estágio das áreas, com milho pendoando ao lado de plantas com 50 centímetros dividindo espaço na mesma propriedade.
Além do atraso, a região enfrenta um período complicado de chuvas com apenas 50 mm acumuladas até aqui neste mês de abril, o normal para o muncipio é acumular entre 170 e 230 mm no mês todo.
Caso essa situação de estiagem persista, a liderança espera grandes porblemas para a safra e perdas significativas na produção do cereal, que também precisa ultrapassar os desafios da alta pressão de pragas como percevejos e cigarrinhas.
Diante deste cenário, a opção de muitos produtores é sair do mercado e não fechar mais vendas de milho além daquelas já compromissadas no travamento de custos. No caso particular de Zen, ele paralizou todas as movimentações de mercado e deve voltar a vender milho apenas no final de maio, quando haverá uma definição maior sobre a produção.
Confira a entrevista completa com o delegado coordenador da Aprosoja MT no vídeo.
0 comentário
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago