O preço do frango resfriado; na União Europeia, nos EUA e no Brasil
Abaixo, reprodução de gráfico publicado pela Comunidade Europeia apontando a evolução dos preços internos do frango resfriado na União Europeia (média ponderada de 26 países), EUA e Brasil.
O gráfico, abrangendo um período de 26 meses (janeiro de 2019 a fevereiro de 2021), mostra que a primeira onda da Covid-19 (março-abril de 2020) afetou sobretudo o frango norte-americano que, na ocasião, chegou a registrar preços inferiores aos do Brasil.
De toda forma, no decorrer do período analisado, o produto dos EUA obteve valor médio de 173,25 euros para cada 100 kg comercializados, enquanto a média brasileira ficou em 98,74 euros.
Porém, o melhor resultado fica com os europeus: 196,93 euros/100 kg, quase dois mil euros por tonelada. Ou, na conversão para a moeda brasileira, mais de R$13 mil por tonelada.
De toda forma, não cabem comparações entre os três representados, pois suas economias são bastante diferentes entre si. O que não impede de concluir que o produto brasileiro está tremendamente barato.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24