Avaliação de variedades de milho e sorgo para silagem no MS
Em Mato Grosso do Sul, a bovinocultura de leite é caracterizada pela utilização de volumosos por meio das pastagens, em que a produção anual concentra-se de 70 a 80% no período das águas, quando maior precipitação e temperaturas elevadas resultam em maior crescimento das plantas forrageiras.
Há longos períodos com pouca chuva ou com temperaturas muito baixas no período da seca, onde as pastagens pouco crescem e muitas vezes não conseguem atender às exigências dos bovinos, criando a necessidade de suplementação dos animais na seca, principalmente de vacas em lactação.
São diversas as alternativas consagradas para suplementação de volumosos no período da seca, como a utilização de gramíneas “in natura”: culturas de verão (cana-de-açúcar, capineiras), e culturas de inverno (aveia, milheto, azevem etc.); e a conservação de forragem (ensilagem, fenação).
Destas, a ensilagem é a técnica mais utilizada no Brasil, sendo o milho e o sorgo as principais culturas anuais para tal.
Frequentemente são lançadas no mercado pelas empresas de melhoramento vegetal novas variedades. Nesse sentido, a Agraer tem buscado realizar estudos com algumas destas para melhor orientar os produtores. Assim, esse trabalho tem como objetivo avaliar 2 variedades de milho e 2 de sorgo, desde a implantação, manejo da lavoura, produtividade, composição nutricional, ensilagem, utilização como parte da dieta para vacas de leite, custo de produção e viabilidade econômica.
Equipe do Cepaer que participa do projeto:
Servidores do setor de Campo: Isaias Santos, José Aprígio e Elecir dos Santos; Eng. Agrônomo Antonino Hipólito Neto; Zootecnista Tatiane Batistote e Pesquisador Vitor Oliveira.
0 comentário
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos