Canavieiros da Socicana com práticas sustentáveis contam com linha de crédito com juros mais baratos
Os produtores de cana-de-açúcar da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (SP) (Socicana) que adotam práticas agrícolas sustentáveis podem acessar uma linha de crédito inédita em parceria com o Sicoob Coopecredi, chamada "Crédito Rural Verde", com juros bem menores que os praticados no mercado para custeio e renovação de canaviais. As taxas de juros variam entre 4% e 4,8% ao ano, ante cerca de 5% do mercado.
"Essa nova linha de crédito pode ser utilizada pelos nossos associados através de programas e certificações ambientais. De um lado, a Socicana auxilia com os programas de desenvolvimento sustentável e, de outro, o Sicoob Coopecredi financia a atividade a um custo menor, gerando, assim, valor aos produtores", explica Rafael Kalaki, superintendente da associação que encabeça a ação para o setor canavieiro.
Os programas e certificações que são considerados pela Socicana para adesão à nova linha de crédito são o Top Cana, a certificação Bonsucro e o RSB (Roundtable on Sustainable Biomaterials). "As certificações internacionais, com maiores níveis de exigências, contam com melhores taxas", destaca Kalaki. Além disso, o agricultor deve já ser associado ou associar-se ao Sicoob Coopecredi para conseguir acessar os recursos.
Apesar do anúncio da nova linha de crédito ocorrer apenas neste mês de março, os trabalhos para viabilizar os recursos a serem utilizados no programa ocorrem já há algum tempo através de um fundo em Recibo de Depósito Cooperativo (RDC). Neste momento, serão oferecidos R$ 4,6 milhões em recursos aos produtores associados da Socicana e Sicoob Coopecredi, ante uma captação já chega a R$ 5,4 milhões.
Esta é a primeira vez que uma associação do setor une-se a uma cooperativa de crédito para a criação deste tipo de produto - Foto: Unica
"Esta iniciativa é pioneira, pois democratiza os financiamentos sustentáveis, uma vez que apoia do pequeno ao grande produtor. Ao mesmo tempo, cria incentivos para que outros agricultores busquem melhores práticas para a produção, à medida que isto represente menor custo de captação do dinheiro", afirma Kalaki.
Paulo de Araújo Rodrigues é produtor certificado e fez adesão à linha. "Esta iniciativa da Socicana e Coopecredi, além de reconhecer os produtores que utilizam boas práticas, poderá ser uma ferramenta para acelerar a certificação dos produtores em nossa região. Tanto a captação de recursos como o financiamento rural verde irão impactar positivamente as finanças dos produtores habilitados", afirma.
"Entendo que o produtor que tem práticas de sustentabilidade, que segue um programa visando à certificação, também oferece menor risco de crédito. Isto representa sustentabilidade para todos os associados do Sicoob Coopecredi. Dá mais segurança no momento em que a Cooperativa faz a alocação de recursos", destaca o diretor operacional do Sicoob Coopecredi, Carlos Eduardo Pinelli.
0 comentário
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
OIA reduz previsão de déficit global de açúcar para 2024/25
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp
Head da Alvean diz que mercado não está atento a problema nos estoques de açúcar e destaca baixo volume para exportação no início de 2025