Inmet: Previsão de muita chuva para o Maranhão nesta segunda; chuvas persistem em todo o centro-norte do país
A atualização do modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a permanência das chuvas em todo o centro-norte do país. O excesso de chuvas deve continuar comprometendo a colheita da soja em toda a região, com destaque para o Maranhão que mais uma vez deve receber os maiores volumes.
De acordo com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, além dos sistemas característicos do Verão, como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o aquecimento diurno, também típico da estação, favorece a formação de nuvens carregadas em toda área.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê chuvas em todo o estado do Maranhão, com precipitação entre 30mm e 50mm, sendo as chuvas mais expressivas esperadas para o norte do estado. Também continua chovendo no oeste do Piauí, com precipitação entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. Tocantins e oeste da Bahia têm previsão de chuvas, com chance de pancadas e trovoadas, mas com volumes mais baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação para o Maranhão nas próximas 24 horas:
Fonte: Inmet
O Cosmo mantém também a projeção de chuvas para o Centro-Oeste. De acordo com o especialista, apesar dos volumes previstos serem mais baixos quando comparados com a última semana, devido ao aquecimento diurno, as chuvas podem acontecer com intensidade e com chance de trovoada em toda a região. A atualização do Cosmo mantém apenas o centro-sul do Mato Grosso do Sul com previsão de tempo estável nesta segunda-feira (22).
Já na região Sudeste, a tendência é de mais chuva para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo nas próximas 24 horas. A previsão indica que, em Minas Gerais, o leste do estado deve registrar os maiores volumes de chuvas, entre 20mm e 40mm. No Espírito Santo a tendência é de chuva mais expressiva apenas no extremo sul, enquanto Rio de Janeiro deve ter acumulados acima dos 30mm em todo o estado.
"Na faixa onde persiste a nebulosidade, principalmente entre a zona da mata mineira, centro-norte de Minas Gerais, de Goiás, Tocantins até o Pará, há risco de temporais com raios, rajadas de vento e chuva moderada a forte", complementa a Climatempo.
Francisco destaca ainda que a passagem de uma frente fria vai favorecer o retorno da umidade em São Paulo nos próximos dias. "Esse sistema vai passar e no decorrer da semana, deve voltar a chover também no Paraná", afirma. O modelo começa a mostrar a passagem do sistema de maneira rápida e sem chuvas expressivas pelo Rio Grande do Sul na quarta-feira, próximo dia 24.
A tendência é que o sistema evolua para Santa Catarina e Paraná ainda na quarta. Na quinta-feira (25), as chuvas ficam mais expressivas no Paraná, com previsão de precipitação entre 20mm e 50mm na região central do estado. É esse sistema que deve favorecer a umidade em São Paulo, com chuvas volumosas em todo estado paulista a partir da sexta-feira, dia 26. Enquanto isso, a tendência é de permanência em todo o Centro-Oeste e Matopiba também.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
Últimos três dias
Os maiores volumes de chuva foram registrados no centro-norte do país nos últimos três dias, de acordo com dados coletados nas estações metereológicas do Inmet.
Na região Sudeste, choveu em todas áreas de Minas Gerais, com destaque para o centro-leste onde foram registrados os maiores volumes, entre 40mm e 60mm. Choveu também no Rio de Janeiro e Espírito Santo, com acumulados entre 50mm e 80mm.
No Centro-Oeste, conforme indicavam as previsões, os maiores acumulados foram registrados no norte do Mato Grosso, com acumulados de até 100mm. Também choveu em Goiás, com acumulados entre 30mm e 40mm.
No Matopiba, os acumulados mais expressivos foram registrados no Tocantins, com precipitação entre 20mm e 40mm. Piauí e oeste da Bahia registraram chuvas entre 20mm e 30mm, enquanto no Maranhão o extremo oeste teve precipitação de 40mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Previsão estendida
A atualização do modelo GFS, divulgada nesta segunda-feira pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também mantém a previsão de chuvas no centro-norte do Brasil nos próximos sete dias.
Segundo o NOAA, no período entre 22 de fevereiro e 2 de março, Centro-Oeste, Matopiba e Sudeste têm previsão de precipitação entre 90mm e 100mm. No Centro-Oeste, apenas o Mato Grosso do Sul deve permanecer com tempo estável.
Já no período entre 2 e 10 de março, o modelo indica a permanência das chuvas em toda área, porém com diminuição nos volumes. Além disso, a atualização mostra o retorno das chuvas em parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 40mm e 50mm.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Fonte: NOAA
As belíssimas flores do maracujá em sítio no município de Itaiópolis (SC) - Paulo Marcelo Adamek
Os agricultores Moises e Tatiana em meio a soja da Fazenda Arapuá, na região do Matopiba em Aparecida do Rio Negro (TO) - Moises Tonett
Colheita de soja dos cooperados Vagner, Álvaro e Aldemir Portes na Comunidade Palmital em Clevelândia (PR) - @guilhermefelipelemos @camisc.coop
Agricultura em harmonia no município de Goioerê (PR) - Rui Cabral
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil