Produtores do RS sofrem com a falta de chuvas para plantio da soja e desenvolvimento do milho; La Niña já liga sinal de alerta
Podcast
Produtores do RS sofrem com a falta de chuvas para plantio da soja e desenvolvimento do milho; La Niña já liga sinal de alerta
DownloadO produtor gaúcho segue sofrendo com questões climáticas para dar andamento às suas lavouras. A safra de verão 2019/20 já sofreu com estiagem ao longo do ciclo, a safra de inverno 2020 enfrentou geadas fortes e seca, que agora também já impacta a safra verão 2020/21.
Segundo o presidente da Aprosoja RS, Décio Teixeira, o plantio da soja está atrasado e as lavouras de milho já apresentam sinais de prejuízos após já terem dificuldades de plantio e ficarem restritas praticamente apenas às áreas irrigadas.
A liderança aponta que nos últimos dias houve registro de precipitações na região da fronteira e que a expectativa é para que essa chuva se espalhe para o centro do estado e para a região norte, melhorando as condições gerais do Rio Grande do Sul e mantendo a perspectiva de 20 milhões de toneladas de soja nesta safra.
Como a janela ideal de semeadura no estado vai até o final de novembro, essa idéia de boas safras ainda é possível caso a chuva se regularize. Porém, os produtores estão atentos a possibilidade de ocorrência do La Niña, que pode prejudicar o clima na região Sul ao longo deste ciclo.
No campo da comercialização, Décio relata que cerca de 35% desta safra já foi vendida com os produtores aproveitando preços entre R$ 82,00 e R$ 130,00 nos últimos dias, mas agora optam por segurar novas vendas aguardando qual será o desenvolvimento das culturas.
Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja RS no vídeo.
0 comentário

Em segunda-feira ruim no lado financeiro, soja se apoia no farelo para subir em Chicago

Soja inverte o sinal apoiada na alta forte do óleo e fecha em alta na Bolsa de Chicago nesta 2ª

Apesar de safra recorde, pode 'faltar' soja no Brasil antes mesmo do que se esperava; prêmios positivos no 2º semestre

Soja/Cepea: Com menor liquidez e maior oferta na América do Sul, preços caem

Soja recua em Chicago nesta 2ª feira, pressionada pelo financeiro e realizando lucros da semana anterior

Soja: Produtor brasileiro tem que seguir escalonando vendas para aproveitar momentos do mercado