Ferrugem linear do trigo aparece em lavouras do Rio Grande do Sul e produtor precisa ficar atento e agir rápido
Podcast
Ferrugem linear do trigo aparece em lavouras do Rio Grande do Sul e produtor precisa ficar atento e agir rápido
DownloadEm um levantamento realizado para Embrapa Trigo foi identificada a presença de focos de ferrugem linear em lavouras de trigo no Rio Grande do Sul. A doença é agressiva e se espalha rapidamente pelo ar, por tanto, demanda atenção do produtor brasileiro.
A fitopatologista da Embrapa Trigo, Cheila Cristina Sbalcheiro, explica que, enquanto a ferrugem da folha se caracteriza por pontos alaranjados espalhados desuniformemente nas folhas, a ferrugem linear apresenta pontos amarelos alinhados na folhagem.
O ciclo da doença é rápido, entre 5 e 6 dias, e cresce exponencialmente sendo espalhada para lavouras vizinhas através do ar. Sendo assim, a recomendação da especialista é que o produtor realize monitoramento constante das lavouras para identificar os sintomas e realizar aplicação emergencial de defensivos logo nas primeiras aparições.
Sbalcheiro relata que a ferrugem linear ataca as folhas principais do trigo, prejudicando a fotossíntese e demandando mais energia da planta para respirar, retirando potencial de enchimento dos grãos. Em 2017 a Argentina enfrentou uma epidemia da doença e teve sua produção derrubada em 71%.
0 comentário
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)
Trigo em Campo Mourão (PR) sofre perdas severas após impacto de estiagem e dois episódios de geadas