Técnico agrícola da Cocamar no PR recomenda inicio de plantio da soja apenas quando as chuvas se confirmarem
Podcast
Técnico agrícola da Cocamar no Paraná recomenda cautela ao produtor para iniciar plantio da soja apenas quando as chuvas se conf
DownloadA região de Ourizona no oeste do Paraná tem registrado poucas chuvas nos últimos meses, o que impossibilita boas condições para o plantio da safra 2019/20 de soja. Entre os meses de agosto e setembro foram contabilizados apenas 50 mm acumulados de chuvas, contra 440 mm do mesmo período de 2018.
Segundo o técnico agrícola da Cocamar, Claudemir Marinoci, é preciso um acumulado de 60 mm nos últimos 20 ou 30 dias para que a soja tenha condições de germinar e se desenvolver dentro do esperado. Sendo assim, a recomendação aos produtores é de aguardar a confirmação das chuvas antes de iniciar a semeadura.
Marinoci comenta que, existe previsão de chuva na região para a próxima semana e que o plantio da soja dentro dos próximos 10 dias ainda garante uma boa janela de cultivo tanto para a oleaginosa, quanto para o milho safrinha em 2020.
Após este período de dificuldades, a expectativa é que as chuvas fiquem dentro da normalidade em outubro, levemente a baixo da média em novembro, e dentro do normal nos meses de dezembro e janeiro, o que deve garantir uma boa safra de soja na região.
Confira a íntegra da entrevista com o técnico agrícola da Cocamar no vídeo.
0 comentário

Soja tem novo recuo em Chicago nesta 4ª feira, ainda pressionada pela guerra comercial e safra americana

Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também

Vendas de soja na Argentina atingem ritmo mais lento em 11 anos

Plantio nos EUA e declarações da China trazem fortes quedas para soja em Chicago

Decisão do STF reconhece constitucionalidade da lei estadual que protege produtores de Mato Grosso

Soja cede em Chicago nesta 3ª feira, sentindo pressão do bom avanço do plantio nos EUA