Após novembro mais chuvoso dos últimos 10 anos, Tocantins se preocupa com manutenção da soja
Podcast
Entrevista com Ademir Rossato - Produtor Rural de Porto Nacional/TO sobre o Acompanhamento de Safra da Soja
DownloadA região central do Tocantins teve o novembro mais chuvoso dos últimos 10 anos com mais de 400 milímetros de acumulado. Essa situação climática ajudou o início dos cultivos de soja na região de Porto Nacional, que começou os trabalhos com um mês de antecedência, porém, já começam a preocupar os agricultores que temem a chegada de doenças e as dificuldades para aplicação de fungicidas na lavoura.
“O nosso plantio foi adiantado em 25/30 dias e começou perto de 15 de outubro. Atualmente a maioria dos agricultores já acabou o plantio e restam só poucas áreas que atrasaram devido ao nosso novembro que foi muito chuvoso. O agricultor precisa ficar muito atento devido a quantidade de chuva aqui em nossa região e não pode bobear. As doenças estão aí e as aplicações com esse tempo chuvoso atrasam muito. É perigoso que a doença se aproveite disso para entrar na lavoura, então estamos seguindo o cronograma e buscando fazer as aplicações conforme o programado”, diz o produtor rural Ademir Rossato.
Mesmo com as dificuldades, os agricultores ampliaram a área de cultivo expandindo sobre antigas pastagens e esperam aumento na produtividade para a safra 2018/19 que deve iniciar sua colheita entre os meses de janeiro e fevereiro. “Estamos em um local de expansão agrícola e os produtores sempre tem um espacinho novo para abrir terras. O produtor sempre quer aumentar a produtividade, mesmo que no ano passado tenha sido tudo bem. A produtividade média na última safra foi maior do que as 50 sacas por hectare e se mantivermos essa média o produtor consegue fechar a conta para cobrir o aumento dos custos de produção para esse ano”, afirma Rossato.
Com a maioria dos produtores da região já tendo negociado suas safras travando os custos, o restante aguarda as movimentações do mercado na esperança que os preços subam além dos atuais R$ 72,00 por saca.
0 comentário

Clima favorável no EUA, guerra comercial e boa comercialização no BR pesam sobre a soja em Chicago nesta 4ª feira

Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 4ª feira, pressionada pelo clima favorável nos EUA

Famato apresenta proposta de padronização do processo de classificação da soja na Câmara Setorial do Mapa

Soja tem novo recuo em Chicago nesta 4ª feira, ainda pressionada pela guerra comercial e safra americana

Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também

Vendas de soja na Argentina atingem ritmo mais lento em 11 anos