Com Índia como principal mercado, Paraguai aumentou exportação de óleo de soja em 8,3%
A Índia, que deve ser o país mais povoado do mundo nos próximos anos, é, na atualidade, o principal destino do óleo de soja paraguaio, com 45% de participação, conforme destacou um boletim da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco).
Em segundo lugar, está Bangladesh, seguido por Paquistão. Logo depois estão Espanha, Argélia, Malásia, Brasil e outros mercados, nos quais se incluem Tunísia, Uruguai e Jamaica, com uma participação de 14%.
Sonia Tomassone, assessora de comércio exterior da Capeco, sinalizou que o óleo de soja se destacou durante a temporada 2017, com aumento das exportações em 8,3%.
Em volume exportado, o país passou de 671.940 toneladas em 2016 para 727.728 toneladas no período seguinte - ou seja, 56.000 toneladas a mais.
A casca de soja peletizada, por sua vez, teve na União Europeia seu principal mercado, com 40% de participação, seguido por Chile (15%), Peru (9%) e Equador (7%).
O boletim informa ainda que a queda nas exportações do restante dos óleos e da soja em seu estado natural se deve, principalmente, à greve dos caminhoneiros, que atrasaram os envios.
No caso particular do trigo, a queda significativa se deve a uma baixa disponibilidade do produto para a exportação, já que as condições climáticas adversas foram responsáveis por uma menor produção, destinada para o consumo interno.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário

Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também

Vendas de soja na Argentina atingem ritmo mais lento em 11 anos

Plantio nos EUA e declarações da China trazem fortes quedas para soja em Chicago

Decisão do STF reconhece constitucionalidade da lei estadual que protege produtores de Mato Grosso

Soja cede em Chicago nesta 3ª feira, sentindo pressão do bom avanço do plantio nos EUA

Em segunda-feira ruim no lado financeiro, soja se apoia no farelo para subir em Chicago