Sistema Meiosi (consórcio com amendoim e soja) renasce nos canaviais
Um dos obstáculos para a implantação da Meiosi, é a necessidade do GPS para o plantio, para que haja paralelismo nas linhas de cana
O sistema de Meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente) foi desenvolvido por pesquisadores da UNESP de Jaboticabal, SP, na década de 1980.
O método consiste em intercalar lavouras de interesse econômico e agronômico (amendoim e soja, principalmente) com o canavial para reduzir custos de implantação, melhorar o sistema de logística e o local de cultivo (condições químicas, físicas, biota e microbiota do solo). Além disso, o sistema protege o solo contra erosão no período de renovação do canavial.
Com o avanço da colheita mecanizada, a aplicação da Meiosi precisa vir acompanhada por um sistema eficiente de mecanização do processo de plantio.
Um dos obstáculos para a implantação da Meiosi, é a necessidade do GPS para o plantio, para que haja paralelismo nas linhas de cana.
0 comentário

Unica: Moagem do Centro-Sul atinge 16,6 milhões de toneladas na primeira quinzena de abril

Mesmo com perspectiva de produção maior, mercado do açúcar sobe em NY nesta 4ª

Açúcar fecha com baixas após Conab estimar produção recorde no Brasil em 2025/26

Safra de Cana 25/26 será marcada por produtividade menor, valor de ATR mais alto e possível recorde na produção de açúcar

Conab: Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de toneladas na safra 2025/26

Açúcar/Cepea: Preços seguem firmes no spot paulista