Criadores já podem se inscrever no novo 'novilho precoce' em MS
A secretaria estadual de Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Sepaf) abriu em seu site as inscrições para o credenciamento de produtores rurais que estejam interessados em participar do Subprograma de Apoio à Modernização da Criação de Bovinos, que faz parte do Programa de Avanços na Pecuária do estado, o Proape Precoce.
O subprograma é o antigo “Novilho Precoce” e desde novembro de 2015 passa por reformulações. A previsão da Sepaf é que o programa esteja operando em fevereiro de 2017 e de maneira totalmente informatizada.
O novo programa, segundo revelou o secretário estadual de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, ao G1 em setembro deste ano, vai deixar de avaliar somente o animal que vai para o abate para a concessão de incentivo fiscal e vai analisar também todo o ciclo produtivo para que o benefício seja oferecido.
A versão anterior do programa, conforme explicou Lamas, foi criada em 1992 e estava desatualizada, não se adequando mais a realidade do segmento que evoluiu muito nestes 24 anos. Ele comentou que, por isso, o governo do estado decidiu suspendê-lo em julho deste ano para reformulá-lo.
O secretário disse que a principal alteração desta nova versão é que o programa vai passar a avaliar todo o sistema produtivo do novilho precoce e não somente o animal que é abatido. Neste sentido serão analisados o processo produtivo na propriedade em que o novilho precoce foi criado, o produto obtido (animal) e ainda a padronização do lote encaminhado para o abate.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - MS
0 comentário

Mercado do boi gordo deve caminhar de forma lateralizada nas próximas semanas, com exportações sustentando preços

Evento deve ofertar mais de 27 mil animais para arremate neste sábado (26)

De olho na estação de monta, escolha de boa genética é decisiva

Curto prazo deve ser de mercado 'lateralizado' para os preços do boi gordo

Scot Consultoria: Preços da arroba estáveis nas praças paulistas

Radar Investimentos: Compradores priorizando negociações pontuais no mercado do boi gordo