Uruguai segue exportando soja para a Argentina; por sua vez, Brasil e Paraguai aprovam nova soja transgênica
O Uruguai realizou seu primeiro embarque do Porto de Montevideo por meio da nova empresa Naviport; por outro lado, Brasil e Paraguai devem aprovar, nos próximos meses, uma soja transgênica, da qual a Argentina teme a entrada por meio de contrabando.
Os portos do litoral do Uruguai já haviam despachado anteriormente embarques de soja para consumo com destino para a Argentina, mas, recentemente, o porto de Montevideo fez seu primeiro envio que, segundo o jornalista Emilio Cazalás, deve alegrar o país por algumas razões fundamentais.
A primeira tem a ver com o excelente trabalho de embarque, no qual quatro navios foram embarcados simultaneamente. A segunda, por sua vez, é que o frete desempenhado pela empresa Naviport abre novas oportunidades de negócios e desenvolvimento para o comércio exterior do país, mostrando maior capacidade dos portos.
Brasil, Paraguai e a soja transgênica
Nos outros países do Mercosul, uma nova variedade de soja transgênica está em debate. Brasil e Paraguai devem aprovar, nos próximos meses, uma nova tecnologia da Monsanto. Os argentinos temem, porém, que essa soja chegue ao seu país por meio de contrabando.
A soja a ser aprovada é a Xtend, que é resistente ao herbicida Dicamba.
A Monsanto havia planejado lançar essa soja na Argentina, mas diferenças com o governo e com instituições rurais fizeram com que a empresa desistisse desse objetivo. Agora, o foco são os dois países.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário

Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também

Vendas de soja na Argentina atingem ritmo mais lento em 11 anos

Plantio nos EUA e declarações da China trazem fortes quedas para soja em Chicago

Decisão do STF reconhece constitucionalidade da lei estadual que protege produtores de Mato Grosso

Soja cede em Chicago nesta 3ª feira, sentindo pressão do bom avanço do plantio nos EUA

Em segunda-feira ruim no lado financeiro, soja se apoia no farelo para subir em Chicago