Imea eleva previsão de área de soja de MT; vê safra recorde de 30,47 mi t
SÃO PAULO (Reuters) - O Mato Grosso, maior produtor brasileiro de soja, deverá colher um recorde de 30,5 milhões de toneladas da oleaginosa na temporada 2016/17, estimou nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que reviu para cima sua projeção de safra com um aumento na área plantada e na expectativa de produtividade.
Dessa forma, a safra de Mato Grosso deverá responder por cerca de 30 por cento do total projetado para o Brasil, se o clima continuar colaborando. Nesta segunda-feira, a associação da indústria (Abiove) estimou a colheita nacional em históricas 101,4 milhões de toneladas.
"Com grande parte da nova safra já semeada em novembro, a estimativa de dezembro captou o sentimento do mercado com relação ao desenvolvimento das lavouras e previsões climáticas para os próximos meses", afirmou o Imea, ligado à federação dos produtores, em nota.
Na nova previsão, a área do Estado foi elevada para 9,39 milhões de hectares, o que representa uma alta de 0,9 por cento ante a safra 15/16 --o aumento esperado na projeção anterior era de 0,6 por cento.
"Apesar de a nova projeção elevar um pouco mais a área, ainda assim a safra 16/17 tende a se firmar com o menor aumento anual da série histórica do Imea (iniciada na safra 2017/08)", afirmou o Imea, que citou que produtores sofreram os efeitos da quebra de safra na temporada passada.
Com relação à produtividade, o sentimento é de que Mato Grosso apresente patamar inédito de 54,05 sacas de 60 kg por hectare, ante 53,2 sacas na previsão anterior.
Na temporada anterior, atingida pela seca, a produtividade foi de 49,8 sacas por hectare, segundo o Imea.
"Apesar do grande potencial produtivo da nova safra, ainda assim, os riscos à produtividade são elevados devido, sobretudo, às indefinições dos reflexos do clima na colheita", comentou o Imea.
Com um plantio mais adiantado este ano, produtores deverão iniciar a colheita já ao final de dezembro.
O Estado poderá colher um recorde de até 7,3 milhões de toneladas de soja para o mês de janeiro, estimou a consultoria AgRural na sexta-feira passada.
MILHO
Uma colheita antecipada de soja permitirá que os produtores plantem o milho em uma janela climática mais favorável, o que levou o Imea a elevar também suas projeções para o cereal.
A área cultivada do cereal para a safra 16/17 ficou estimada em 4,42 milhões de hectares, alta de 4,13 por cento ante a safra passada.
"Um dos principais motivos deste aumento no Estado foi devido ao adiantamento da semeadura da soja, o que irá apresentar um potencial de semeadura dentro da janela maior quando comparada a safra passada."
A produção de milho foi prevista em 25,037 milhões de toneladas, um aumento em 7 por cento ante a estimativa realizada em setembro e de 32,45 por cento na comparação com a temporada anterior, que sofreu severamente os impactos da seca.
Ainda assim, a produção não seria recorde, ficando atrás do volume da safra 2014/15 (26,2 milhões de toneladas).
(Por Roberto Samora)
0 comentário

Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 4ª feira, pressionada pelo clima favorável nos EUA

Famato apresenta proposta de padronização do processo de classificação da soja na Câmara Setorial do Mapa

Soja tem novo recuo em Chicago nesta 4ª feira, ainda pressionada pela guerra comercial e safra americana

Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também

Vendas de soja na Argentina atingem ritmo mais lento em 11 anos

Plantio nos EUA e declarações da China trazem fortes quedas para soja em Chicago