Argentina: por conta das chuvas, Córdoba já perdeu US$60mi da safra nova
A Bolsa de Comércio de Córdoba, na Argentina, informou que, por conta das últimas chuvas registradas na província, já se perderam US$60 milhões na atual campanha de plantio, ao mesmo tempo em que calculou, também, que cerca de 59.200 hectares não puderam receber as sementes por conta da presença de água na superfície. As chuvas registradas durante setembro e outubro geraram novos alagamentos no leste e no sul da província.
A estimativa foi elaborada com base em imagens de satélite correspondentes ao mês de setembro. Ainda há a possibilidade de os danos serem maiores, devido às fortes chuvas de outubro e também nas imagens aéreas que não mostram solos saturados, mas que podem estar inacessíveis.
O responsável do Departamento de Informação Agroeconômica (DIA) da Bolsa, César Alonso, diz que "se supõe que, nessa superfície alagada, já teria sido plantado 80% de soja e 20% de milho, que é a proporção histórica. As perdas por conta da não implantação desses grãos equivale a 60 milhões de dólares".
A Bolsa lembra ainda que a superfície agrícola total de Córdoba é de 8 milhões de hectares e isso significa, portanto, que a área perdida por conta das inundações representa menos de 1% do total de toda a superfície apta para cultivar na província.
Tradução: Izadora Pimenta
Leia também:
>> Argentina: alagamentos e falta de condição de solo prejudicam cultivos em Santa Fé
0 comentário

Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também

Vendas de soja na Argentina atingem ritmo mais lento em 11 anos

Plantio nos EUA e declarações da China trazem fortes quedas para soja em Chicago

Decisão do STF reconhece constitucionalidade da lei estadual que protege produtores de Mato Grosso

Soja cede em Chicago nesta 3ª feira, sentindo pressão do bom avanço do plantio nos EUA

Em segunda-feira ruim no lado financeiro, soja se apoia no farelo para subir em Chicago