Com produção de leite em regime free-stall, paranaense é exemplo de empreendorismo em Goiás
Vindo do Paraná, o médico veterinário Reinaldo Figueiredo, diretor da Fazenda Figueiredo, é exemplo de produtividade no Estado de Goiás, criando, no município de Cristalina, 2 mil vacas em lactação, todas no sistema de produção em regime de free-stall.
Da propriedade que começou com os avós no estado de origem, aos poucos foi transformada por Reinaldo e seu pai, que investiu no Centro-Oeste no país, como uma grande empresa do agronegócio. Com muita persistência, superando os desafios de uma região e a falta de preparo para tocar uma produção deste porte, Reinaldo começou um desafio pessoal e hoje colhe os resultados do seu empenho.
Todo o trabalho teve início no ano de 1987, quando o pai de Reinaldo adquiriu as primeiras quatro vacas holandesas. "Neste dia, digo que tiraram o meu sangue e colocaram leite nas minhas veias", destaca Reinaldo, que a partir de então, se apaixonou pelo negócio e decidiu entrar para a faculdade, a fim de aprimorar os seus conhecimentos e trazer melhorias para o negócio da família.
A região de Cristalina, por sua vez, também é um ponto-chave para a produção do agronegócio brasileiro. Reinaldo destaca que em um raio de 1000km da cidade, está localizado 66% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Cristalina também figura entre os maiores PIBs do Brasil, sendo que no ano de 2010, chegou em primeiro lugar como o maior PIB Nacional do Agro.
O sistema free-stall é um galpão coberto com uma cama de areia para cada animal, onde a vaca irá se levantar exclusivamente para se alimentar e passar o restante do dia ruminando - sendo que algumas fazendas deixam o rebanho do pasto no período noturno. Desta forma, as vacas da raça holandesa podem encontrar melhor desenvolvimento em locais de climas inapropriados. Na fazenda de Reinaldo, três free-stalls são destinados às vacas em lactação. Um novo free-stall está em construção, para abrigar as vacas em período de maternidade.
Confira no vídeo acima a palestra de Reinaldo na íntegra, que foi proferida durante o Encontro Estadual de Empreendedores de Leite, promovido na última semana pela Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24