Fala Produtor - Mensagem

  • Telmo Heinen Formosa - GO 03/06/2010 00:00

    Esse Ministro, como os demais, aprendeu rápido a falar o que os agricultores querem ouvir: "... vou determinar imediatamente.... coisa e tals" porque o Min Geddel V. Lima (Duvido que entenda disso...) pediu. Introduzir cláusula para exigir o comprovante do depósito na C/C, que, no caso do PEP, já existe. No PEPRO, se não me engano, já teve em anos passados e foi retirado “para diminuir a burocracia” a pedido dos agricultores.

    Ministro e “conabianos” que leiam isto: o PEP tem duas serventias úteis, 1) para subvencionar as exportação e 2) ajudar os compradores de regiões afastadas da produção quando os preços estiverem bem altos. O PEPRO deve ser utilizado para complementar a renda do agricultor durante a época da colheita para aliviar a pressão de aviltamento dos preços, normal nesta época. Todos os problemas já havidos com o PEPRO não são filosóficos e sim operacionais.

    Do jeito como o Governo está fazendo só muda o problema de lugar e alimenta a corrupção, vergonhosamente. Ora, pedir comprovante da corrupção dos prêmios de PEP e de PEPRO a quem é cúmplice na operação chega a ser risível...

    A nossa solução para os excedentes de milho é o enxugamento da oferta que pode ser através a exportação – sujeito à questionamentos via OMC ou então fazendo AGF e para isto o estímulo para financiar silos e armazéns é fundamental – falta estimular ou “fiscalizar” o uso de Pessoa Jurídica e como 3ª alternativa, fabricando etanol... o que no entanto como representante dos canavieiros o Sr. Wagner Rossi não fará. Você leitor precisa entender que os americanos não plantam milho para fazer etanol como a imprensa noticia e os poetas declamam... eles fazem etanol de milho porque eles “tem milho a dar com pau” e não sabiam o que fazer com ele e inventaram esta em 1994.

    No Brasil estamos seguindo pelo mesmo caminho, plantamos um bocado de milho por questões agronômicas [rotação de cultura] e não por questões econômicas.

    Uma solução está em andamento – silos e armazéns para fazer AGF do próprio produto, no próprio pátio. Tem algo melhor? A outra é fazer etanol, uma t produz 380 a 425 L de álcool e deixa 300 e poucos kg de resíduos próprios para confinamento de gado, ideal para o MT onde está proibido plantar cana no pantanal e na região amazônica... e já tem o gado!

    Comentário referente a notícia: [b]Ministro Wagner Rossi fala aos produtores durante a Bahia Farm Show 2010[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=68843

    0