Mato Grosso tem alerta para chuvas intensas até 6ª feira; precipitação deve ampliar abrangência na próxima semana
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de perigo potencial para chuvas intensas sobre o Sul de Goiás, centro e oeste de Mato Grosso e todo estado de Rondônia, entre esta quinta-feira (03) e as 10h da sexta-feira (04). Nesses locais, pode haver precipitação entre 20 e 30 milímetros/hora ou até 50 milímetros/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Chuvas fracas devem ocorrer também sobre o estado do Paraná entre esta quinta-feira e a sexta-feira, chegar também para o sul de São Paulo e avançar nos dias seguintes sobre o litoral do Sudeste, leste de Minas Gerais, até o litoral da Bahia.
Entretanto, como mostra o modelo Cosmo do Inmet, as chuvas sobre o Brasil Central ainda são bastante localizadas e não deve ter grande intensidade sobre a maior parte dos municípios. De acordo com o que mostra projeção do Instituto, as chuvas devem ganhar maior abrangência na quarta-feira (09) e chegar para todo o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e áreas do Centro-Oeste com acumulados um pouco maiores.
De acordo com o que mostra a previsão de chuvas da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), entre esta quinta-feira e a sexta-feira (11), da próxima semana, haverá precipitação sobre praticamente todo o país, mas com volumes acumulados nesse período que ainda não ultrapassam os 20 milímetros para a maior parte das áreas.
Porém, entre os dias 11 e 19 de outubro, o NOAA mostra formação de chuvas em todo o Brasil, com exceção apenas de alguns extremos do norte do Nordeste. As chuvas também devem ficar mais intensas no Centro-Oeste, Matopiba, norte da Região Sul e Sudeste. Em algumas áreas os volumes acumulados podem ficar entre 30 e até 80 milímetros durante o período de oito dias.
Chuvas intensas retornam à Região Sul na próxima semana
A partir da segunda-feira (07), chuvas intensas voltam a se formar sobre o Rio Grande do Sul. Primeiro, os acumulados começam a partir de 30 milímetros em 24h para o sul do estado. Na terça-feira também deve chover com baixa intensidade para o centro o norte gaúchos.
Os acumulados ficam mais intensos, entre 60 e 90 milímetros em 24h ao decorrer do dia e na terça-feira (08) no sudoeste gaúcho. Entre a terça-feira e a quarta-feira (09), volumes entre 70 e 125 milímetros estão previstos para o norte e nordeste do Rio Grande do Sul, sudeste e norte de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
Com menos intensidade, as chuvas chegam também para o centro e norte do Paraná, com acumulados em torno de 10 milímetros em 24h e avançam para a parte leste de São Paulo, onde poderá haver volumes de até 40 milímetros em 24h.
Nos próximos dias, também na Região Sul, o Inmet divulgou um alerta de perigo potencial para declínio de temperatura, entre 3°C e 5°C, até a manhã de sexta-feira. As regiões que podem ser afetadas são: Serrana, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Oeste Catarinense.
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil