Fala Produtor - Mensagem

  • Jurandir Alexandre Lamb Cascavel - PR 25/05/2010 00:00

    João Batista, antes de comentar a decisão do governo em reduzir os precos minimos, quero falar da colheita da safrinha. Outro dia ouvi aqui um comentario de que o milho no Mato Grosso deverá quebrar em 30 % a produtividade em relação ao ano passado, que foi de 110 scs por hectare. Nesse ano a produção será de aproximadamente 77 scs por hect., isso no MT. Agora vou relatar o inicio aqui do oeste do Pr: ano passado colhemos em torno de 120 scs por hect. e semana passada começaaram a ser colhidas as primeiras lavouras de milho safrinha de 2010 e sabe do resultado: ... 56 scs por hect!!!!. isso mesmo 56 scs por hect. devido à estiagem de 26 dias que tivemos em março e abril.... e o que muitos agricultores não acreditaram é na tal ferrugem do milho, que está detonando as lavoura aquii do Paraná. Venham e confiram voces mesmos, tem muita lavoura que quando estava na fase de granação e enchimento de graos estava linda e maravilhosa, mas o clima favoreceu o surgimento da doença e tem lavoura de milho secando ate 30 dias antes do prazo, melhor dizendo morrrendo mesmo..., a quebra de producao dessas lavouras em relacao ao ano passado é de 53%..., e, pra piorar, o governo vem falar em redução de precos minimos..., ora, ora, convenhamos, esse governo nao vai dexar saudades nenhuma...,

    Mas tenho uma pergunta: se nos nao produzirmos o suficiente, o governo nos ameaça dizendo que irá importar, para manter os precos em patamares razoaveis..., importará do mercosul, ou seja da Argentina e do Paraguai?? Mas neste ultimo ano eles não tiveram tem milho nem para atender 10% de suas necessidades internas e o governo quer importar milho deles???

    Será a mesma historia do feijão, lembram ??? Lá na colheita em Dezembro de 2009 os precos eram de 45 reais a sc e nao tinha expectativa nenhuma de subir, "pois o governo nao sabe o que fazer com os seus estoques e a safra é gigante ., etc...

    Tao gigante hein Marcelo ??? que o Brasil consome 5 milhões de scs por mes e colhe 7 mi de scs, certo. Mas hoje ninguem mais tem feijao na mao e poucos plantaram, e o preco esta acima dos 150 reais a sc.

    Ai a minha pergunta: "os orgaos de pesquisa relmente dizem a realidade do campo ou divulgam o que o "governo quer saber"???.

    0