Fala Produtor - Mensagem

  • Ciro Siqueira Dom Eliseu - PA 12/05/2010 00:00

    Caros, Reparem bem como são as coisas. Todas as pessoas nessa lista de mensagens têm interesses ou opiniões alinhadas. Todos concordamos que o Código Florestal precisa ser alterado no sentido de compatibilizar a produção e conservação ambiental.

    Mas já estamos divergindo. Já estamos batendo cabeça. Eu estudo o Código Florestal desde 96, quando ainda era estudante de agronomia, e sou testemunha dos esforços da CNA nesse tema. O Dr. Assuero tem razão. Por anos ele e o pessoal de meio ambiente da CNA lutaram e apanharam sós nesse tema.

    Em nenhum momento minha intenção foi acusar a CNA de omissão nesse debate.

    Entretanto, a CNA, talvez por apanhar só durante anos, adotou uma estratégia diferente. Resolveu atuar nos bastidores, botou o Código Florestal no hall das inseguranças jurídicas e não se vê mais ninguém da CNA se manifestando abertamente sobre o tema a não ser quando interpelados diretamente em debates que, em geral, envolvem outros assuntos.

    Não é um estratégia ruim.

    Se a gente mandar todos os soldados para batalha de um só vez, corre o risco de perder o exército e a guerra. É preciso atuar em mais de um front.

    Entretanto, é preciso atuar de maneira ordenada e co-ordenada. É essa cabeça, esse líder, essa coordenação que está faltando.

    Essa troca de e-mails começou porque alguém perguntou ao Baldassari o que era que devia fazer para ajudar.

    Nesse momento há uma força latente enorme no setor rural. O produtor não aguenta mais os absurdos das exigência ambientais.

    É preciso canalizar essa força e é preciso, antes de qualquer coisa, união.

    Respeitosamente,

    Ciro Siqueira

    Comentário referente a notícia: [b]ENIPEC 2010: Deputado Aldo Rebelo palestra sobre biodiversidade histórica brasileira para compreensão do Novo Código Florestal[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=66755

    0