Fala Produtor - Mensagem

  • José Walter de Oliveira Sacramento - MG 10/05/2010 00:00

    CARO AMIGO JOÃO BATISTA, acabou a colheita de soja da safra 2009/10 e mais um ano sem renda para o campo. Soja de R$ 31,00 não paga conta..., paga com muito sacrificio o custeio da safra que se encerrou , se colher acima de 3.000 Kg/he.

    João, com empresário que sou, vejo que nunca mais vamos voltar ter uma renda digna na agricultura, o que nao vem ocorrendo desde o surgimento agressivo da ferrugem asiática em 2005, onde nos obriga a aplicar de 4 a 6 vezes fungicidas na lavoura, aumentando substancialmente os custos. Se neste ano sobrasse apenas o que gastamos com a ferrugem poderíamos elevar às mãos ao céu e agradecer. Além do mais temos de ficar expostos aos produtos falsificados, que segundo o Sindag, representa 9% de tudo que gira na agricultura. O que é um absurdo e quando denunciados as medidas por parte dos órgãos de fiscalização e Policia são demoradas, o que faz o crime ser compensatórios para os maus elementos. Ainda, há os casos de produtos adulterados, formulados com principios ativos vencidos, por parte de empresa de renome internacional, conforme de materia da Anvisa de 08/3 e como neste país tudo termina em pizza, não vai acontecer nada, mas nada mesmo, pois estas multinacionais sabe como fazer um processo parar, ou encerrar, "pois tem um bom corpo juridico".

    Agora, João, para o pessoal que planta milho o drama é maior, com preço de R$ 13,00, e ainda ter de assistir os armazens descontarem em média 10% de ardidos, impureza e outros e saber que estas quantidades descontadas ficam dentro do seu estoque e será vendido é realmente uma grande calamidade, ou para não dizer uma grande sacanagem.

    Saudações

    0