Região centro-norte de Goiás sofre com falta de chuvas e está mais atrasada em relação ao plantio da soja, aponta liderança
Região centro-norte de Goiás sofre com falta de chuvas e está mais atrasada em relação ao plantio da soja, aponta liderança
O Estado de Goiás conta com cerca de 65% a 70% das áreas de soja plantadas até o momento, segundo o presidente da Aprosoja local, Joel Ragagnin. Ele explica que a semeadura está atrasada, levando em conta que a janela ideal de plantio para melhor produtividade vai até o final de novembro.
Isso se deve, segundo ele, à irregularidade das chuvas, que impactaram o plantio principalmente no centro-norte do Estado. "A falta de chuvas por lá tem atrasado o plantio, e cerca de 1/3 das áreas foram plantadas até agora", explicou.
As altas temperaturas registradas nos últimos dias também causam preocupação, devido à alterações causadas no ciclo da soja além de favorecer o surgimento de algumas pragas e doenças.
A incerteza em relação ao clima e ao plantio dentro da melhor janela para a soja tem feito com que os produtores estejam mais conservadores para travar contratos antecipados. "Além disso, há a incerteza sobre os preços da soja, então os produtores seguem aguardando", disse.
0 comentário
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior