Lavouras de Uberlândia/MG sofreram com falta de chuvas em outubro, mas se recuperaram com precipitações de dezembro
Podcast
Lavouras de Uberlândia/MG sofreram com falta de chuvas em outubro, mas se recuperaram com precipitações de dezembro
DownloadO plantio da safra de soja 2020/21 em Uberlândia em Minas Gerais começou com atraso e sofrendo com a falta de chuvas. O mês de outubro teve precipitações muito abaixo da média e novembro também ficou devendo, com as condições se normalizando apenas em dezembro.
Segundo Thiago Silveira, o novo presidente do Sindicato Rural de Uberlândia/MG, que assume o cargo em janeiro, vai haver perdas de produtividade nas primeiras lavouras plantadas em outubro, mas as demais áreas conseguiram se recuperar bem quando toda a chuva que estava atrasada chegou em dezembro.
A situação é semelhante também para as lavouras de milho silagem, que serão destinadas ao consumo da pecuária de leite e de corte do município. Já para a segunda safra de milho em 2021 a incerteza é maior, uma vez que a janela de cultivo será menor e algumas áreas podem migrar para o sorgo.
Silveira comenta que grande parte desta safra de soja já foi negociada e inclusive, já avançaram as vendas para o próximo ciclo 2021/22, com os produtores conseguindo preços remuneradores, que chegaram a até R$ 130,00 a saca.
Para o período à frente da entidade, Silveira destaca dois principais focos de atuação. O primeiro deles será para diminuir os altos índices de roubos às propriedades, que visam a valorização de maquinário no mercado, realizando parcerias com os governos municipal e estadual.
O segundo tópico será o aumento da atenção destinada aos pequenos produtores do município que poderão contar com assessorias fiscais, jurídicas e ambientais para ampliar a assertividade na gestão das propriedades.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente eleito do Sindicato Rural de Uberlândia/MG no vídeo.
0 comentário

Soja ameniza perdas em Chicago com óleo voltando a subir forte na tarde desta 4ª

USDA informa nova venda de farelo de soja nesta 4ª feira (2)

Após máximas em um mês, soja realiza lucros em Chicago na 4ª feira do tarifaço de Trump

Atrasos em barcaças com soja no Paraguai afetam esmagadoras na Argentina

Soja dispara quase 2% em Chicago acompanhando ganhos fortes do óleo; no BR, poucas mudanças

Colheitas de soja e milho ultrapassam 95% das áreas plantadas no Paraná