Falta de chuvas impede sequência do plantio e desenvolvimento da soja em Cândido Mota/SP
Podcast
Falta de chuvas impede sequência do plantio e desenvolvimento da soja em Cândido Mota/SP
DownloadO plantio da safra de soja 2019/20 está bastante irregular na região de Cândido Mota em São Paulo, assim como estão os regimes de chuvas. Algumas áreas já chegam à 80% de semeadura, outras não passam dos 20% e, em algumas, as atividades ainda nem começaram.
Segundo o produtor rural Antônio José Tondato, o plantio aconteceu com chuvas entre 10 e 20 mm, mas a estiagem já preocupa para dificuldades de desenvolvimento das lavouras e já há inclusive relatos de replantios na região.
Essa dificuldade para implementar a safra verão já irá causar estragos certos na segunda safra de milho em 2021, já que para garantir a melhor janela ao cereal seria preciso plantar a soja até o dia 30 de outubro. Depois desta data as lavouras de milho reduzem o potencial produtivo e ficam mais suscetíveis à falta de chuvas e geadas no final do ciclo.
Com isso, os produtores da região pararam de fechar novos contratos mesmo com os excelentes preços atuais de R$ 150,00 a saca de soja e R$ 72,00 para o milho.
Confira a entrevista completa com o produtor rural de Cândido Mota/SP no vídeo.
1 comentário

China deve vir agressiva às compras de soja nos próximos meses para garantir cobertura e mira oferta do Brasil

Anec eleva previsão de exportação de soja do Brasil; China dá ritmo a embarques, diz Safras

Governador de MT retira pedido de expropriação de propriedades com desmatamento ilegal

Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também

Soja volta a cair em Chicago nesta 3ª feira com plantio iniciado nos EUA e queda forte do farelo

Agricultores argentinos focam na colheita em vez das vendas, apesar da valorização da moeda
Elton Szweryda Santos Paulinia - SP
Faltam chuvas, e quando vem alguma, sao extremamente irregulares..., num passado recente regioes com regime de chuvas muito bons, como a regiao do entrevistado, e muitas outras regioes no vale do Paranapanema (que considero comprovadamente excelente em agua, tanto com chuvas, como para irrigacao), me sinto um felizardo em Taquarituba/SP, onde tem chovido toda semana, pouco, mais tem acontecido sistematicamente..., exemplo, há 15 dias choveu 50 mm, há uma semana 12 mm, e ontem milagrosamente mais 12 mm, com a soja se desenvolvendo bem... chuva hoje é loteria, infelizmente. Espero que as chuvas se normalizem muito em breve.