Emater/PR comenta mudança na data limite para plantio da soja no estado e alerta para risco maior para ferrugem asiática
Podcast
Emater/PR comenta mudança na data limite para plantio da soja no estado e alerta para risco maior para ferrugem asiática
DownloadNo último dia 06 de novembro a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) divulgou que, a partir desta safra 2019/20, os produtores do Paraná não vão ter mais uma data limite para a realização do plantio da soja no estado, que até o ano passado era o dia 31 de dezembro.
Segundo o gestor estadual do Projeto grãos da Emater/PR, Edivan José Possamai, essa alteração veio atender á uma demanda dos produtores do estado que pleiteavam a possibilidade de cultivar a soja safrinha e gostariam de se equiparar a outros estados, como Santa Catarina, onde o plantio era permitido até 10 de fevereiro.
Apesar da revogação do limite para o plantio, Possamai destaca que, no entanto, o produtor segue tendo até o dia 15 de maio como limite para colheita ou interrupção do ciclo da cultura, o vazio sanitário está mantido entre os dias 10 de junho e 10 setembro e os produtores paranaenses seguem impedidos de realizar o plantio de soja seguido de outro na mesma área, em um mesmo ano agrícola.
Na prática, a mudança permite que o plantio da safra verão se estenda em casos de dificuldades climáticas e que aqueles produtores que optem por cultivar milho ou feijão na primeira safra possam fazer uma safrinha de soja em seguida.
Diante disso, a recomendação é para que o produtor paranaense fique em alerta para o monitoramento do aparecimento da Ferrugem Asiática. A Emater possui 228 coletores espalhados pelo estado para identificar esporos da doença e as ações de prevenção devem ser tomadas assim que os primeiros sinais forem identificados na região.
Confira a entrevista completa com o gestor estadual do Projeto grãos da Emater/PR no vídeo.
Veja mais informações sobre o assunto:
>> Adapar retira data limite para o plantio da soja no Paraná
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas