Com colheita da soja chegando ao final, Pará se preocupa com queda de produtividade e dificuldade de escoamento
Podcast
Entrevista com Vanderlei Silva Ataídes - Presidente Aprosoja Pará sobre o Acompanhamento de Safra da Soja
DownloadA colheita da soja no Pará está chegando ao final, restando apenas algumas propriedades para encerrar os trabalhos. Após muitos problemas climáticos com chuvas no plantio e precipitações na colheita, a produtividade média deve ficar menor do que a conquistada na safra passada.
Segundo Vanderlei Silva Ataídes, presidente da Aprosoja Pará, a média esperada fica entre 41 e 42 sacas por hectare, uma índice menor do que as 50 sacas registrada na safra 2017/18.
Além de lidar com queda na produção, o produtor paraense precisa enfrentar outra dificuldade este ano, os problemas para escoar a soja. A ponte sob o Rio Moju, que caiu após ser atingida por uma balsa no início de abril, segue sem previsão de conserto e a balsa que iria realizar a travessia do rio ainda não está funcionando.
Sem a possibilidade de atravessar o rio, os produtores precisam utilizar rotas alternativas para escoar a produção. Esses novos trajetos fazem com que uma distância de 200 km demore até 35 horas para ser percorrida e o custo do frete aumente bastante, conforme aponta Ataídes.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja Pará no vídeo.
0 comentário

Soja fecha mais uma semana com prêmios em alta no BR, refletindo força da demanda

Pátria: Colheita segue avançando bem e alcança 66,03% da safra 2024/25

Colheita de soja da safra 24/25 de Mato Grosso atinge 97,33% da área total, diz Imea

Safras reduz previsão de colheita de soja do Brasil para 172,45 mi t

Giro da Safra 2025 avalia a produtividade da soja no Planalto Norte de SC

Soja tem 6ª feira de estabilidade na Bolsa de Chicago, após semana marcada por forte volatilidade