No RS, produtores finalizam colheita da soja e produção está acima de 15 milhões de toneladas
Nesta safra, a produção de soja do Rio Grande do Sul ficou acima de 15 milhões de toneladas, conforme levantamento da Emater/RS. Os produtores finalizam a colheita e a produtividade média do estado gira em torno de 49 sacas a 50 sacas do grão por hectare, equivalente a 2.900 mil quilos por hectare.
De acordo com o assessor técnico da entidade, Alencar Paulo Rugeri, o cenário é decorrente do aumento na área cultivada nesta safra, que ficou em 5,2 milhões de hectare semeados, e das condições climáticas favoráveis. “A capitalização por parte dos produtores rurais também contribuíram para que as lavouras fossem bem feitas. Esse é um momento muito bom para agricultura do estado”, explica.
Consequentemente, os problemas climáticos foram pontuais, em algumas localidades, e não refletiu no número final da produção. Isso também aconteceu com o aparecimento da ferrugem asiática nas plantações da oleaginosa.
“Assim como o clima foi favorável para a cultura, também foi para a doença. Os produtores enfrentaram essa dificuldade por conta da utilização de produtos e equipamentos inadequados. Claro que essa situação serve como aprendizado e que não dá mais para fazer uma lavoura do escritório, tem que ficar atento à atividade”, afirma Rugeri.
Contudo, o quadro abriu a discussão para a eficiência dos produtos utilizados nas plantas para o controle das pragas e doenças. “Esse é uma situação que ficou bastante latente nesta temporada. Não adianta o agricultor investir em equipamentos modernos, se não souber o momento certo das aplicações e o produto que está sendo adotado”, diz.
Inclusive, essa é a orientação do assessor, que os produtores busquem mais informações. “Tivemos o mesmo problema no ciclo anterior, só que com a lagarta Helicoverpa, porém, os produtores buscaram conhecimento e nessa safra, o cenário foi mais tranquilo”, completa.
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira