ZCAS promove chuvas entre o Amazonas, Centro-Oeste e Sudeste do país neste final de ano

Publicado em 26/12/2024 10:53
Volumes acumulados nos próximos sete dias podem superar 100 mm nessas regiões

Logotipo Notícias Agrícolas

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Entre quinta-feira (26) e sexta-feira (27) deve acontecer a formação de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no país. Com isso, chuvas devem se concentrar em áreas desde o sudoeste da Amazônia, cruzando as regiões Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, até o Oceano Atlântico.

Como explica o Inmet, A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão. Definida como um corredor de nuvens que corta o Brasil, desde o sul da Região Amazônica até o Oceano Atlântico, passando pela faixa central do País.

WhatsApp-Image-2024-12-24-at-12.28.20

O sistema é resultado do comportamento dos ventos em altos e baixos níveis da atmosfera com a formação de uma frente fria, de um centro de baixa pressão ou de uma área alongada de baixa pressão em superfície. Os episódios se formam com duração de quatro a dez dias em média, provocando grandes volumes nas regiões afetadas. Em algumas localidades, o total de chuva pode chegar a cem milímetros (mm) ou superar esse valor ao final de cada evento.

Segundo informações da Climatempo, este será o segundo evento de ZCAS registrado no ano. “O novo sistema, previsto para atuar entre 26 e 30 de dezembro, deve trazer acumulados superiores a 100 mm em diversas áreas e até 150 mm em algumas regiões, conforme apontam os mapas meteorológicos”, aponta o portal.

Conforme mostra o Modelo Cosmo do Inmet, as chuvas já começaram entre o sudoeste do Amazonas, passando pelo sul do Pará, centro e oeste de Mato Grosso, sul do Tocantins, Goiás, nordeste de Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná.

Segundo informações da Agência Brasil, a expectativa é que as chuvas devem permanecer até segunda-feira (30), principalmente nas regiões do estado de São Paulo, até a divisa com Minas Gerais, “onde o acumulado de precipitação pode superar os 100 mm em 24h”.

No mapa de chuva acumulada em sete dias do Inmet, até o dia 2 de janeiro as chuvas mais volumosas devem ficar concentradas nessa faixa entre as regiões Norte e Sudeste. Está prevista uma precipitação acumulada acima de 150 milímetros em pontos entre o sul e oeste de Minas Gerais, sudoeste de Goiás, norte de Mato Grosso, sul e nordeste do Pará e oeste de Amazonas. Próximo a essas áreas, os volumes podem ultrapassar os 100 milímetros em diversos municípios.

GIF 26-12-2024 10-44-54

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário