Passagem de frente fria será rápida, com previsão chuvas de até 20mm no oeste e norte do Paraná, mostra Inmet
De acordo com Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o avanço de uma frente fria vai aumentar as condições de chuvas em todo o estado do Paraná nesta semana. Segundo as previsões mais recentes, o sistema que vai entrar pelo Rio Grande do Sul vai favorecer as precipitações, sendo os maiores volumes esperados no centro, sul e leste do estado.
"As chuvas mais fracas ainda vão acontecer no norte e oeste do estado", comenta. Além do Paraná, no extremo sul do Mato Grosso do Sul também há condição de chuvas, assim como no leste de São Paulo. O sistema, no entanto, não terá força para quebrar o bloqueio atmosférico no Brasil Central. "Essa época do ano já seca muito e por isso que não tem essas condições de chuvas. Só quando tem uma frente fria muito forte", comenta.
Logo após a passagem da chuva, uma nova massa de ar frio deve entrar no Brasil, derrubando as temperaturas e toda a região Sul e aumento o risco de geadas no Rio Grande do Sul já na quarta-feira. Assis afirma que a tendência é para risco de geada no Rio Grande do Sul, até o momento, com intensidade fraca.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
Veja a previsão completa no vídeo acima
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil