Mapas mostram volta das chuvas para PR, MS e interior de SP só no final da primeira quinzena de maio
As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a semana será marcada pela chegada de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul, que deve favorecer a formação de nuvens carregadas no estado, com previsão de precipitação mais expressiva. Depois da passagem do sistema, uma nova massa de ar frio deve entrar pelo estado, derrubando novamente as temperaturas.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê os maiores volumes a partir de quarta-feira, com precipitação prevista entre 20mm e 40mm no centro-sul do estado. O sistema deve avançar rápido e ainda na quarta-feira os volumes podem ultrapassar os 50mm na região central do Rio Grande do Sul.
Os modelos mostram ainda que o sistema vai se deslocar para o oceano, sem favorecer a formação de chuvas no Paraná, deixando ainda mais crítico o desenvolvimento do milho safrinha. Com plantio tardio, o produtor precisa de água para a aliviar o estresse hídrico na planta. Os modelos até indicam condição de chuvas em algumas áreas do estado, porém no oeste do Paraná a tendência de tempo estável, enquanto o centro-sul tem previsão de chuva, mas com volumes baixos e muito irregular.
Depois da passagem da frente fria, a tendência é que a massa de ar frio entre com intensidade no Brasil. Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, o declínio nas temperaturas é previsto para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Na quinta-feira, dia 6, os mapas mostram que a massa vai invadir toda a faixa oeste do Brasil, derrubando as temperaturas também no Mato Grosso do Sul e áreas do Mato Grosso. A tendência é que o sistema chegue também no Sudeste do Brasil.
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias:
Fonte: Inmet
O modelo de previsão estendida da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também mantém o tempo seco no Brasil Central e condição de chuvas apenas para o Rio Grande do Sul nos próximos sete dias.
No período entre 3 e 11 de maio, a previsão indica chuvas entre 35mm e 40mm para o Rio Grande do Sul. Mostra ainda condições de chuvas para Santa Catarina e áreas do Paraná, porém com volumes mais baixos.
A partir do dia 11, a previsão mostra um novo cenário, com condição do retorno da umidade também em algumas áreas de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, com previsão de precipitação entre 50mm e 60mm no período.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Fonte: NOAA
Leia Mais:
+ Tempo: Mais uma semana com chuvas apenas no RS; no PR só depois do dia 11
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil