Inmet alerta para oportunidade de colheita no PR e SC com janela de 4 dias sem chuvas a partir da sexta-feira (05)
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do tempo
DownloadDepois de altos volumes de chuvas, o produtor de soja do Paraná deve ter uma trégua nas precipitações e conseguir avançar com os trabalhos de colheita no Paraná. Segundo Francisco de Assis Diniz, Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a pausa nas chuvas devem acontecer a partir do dia 5, próxima sexta-feira. Até lá, no entanto, o estado deve continuar com condição de chuvas em toda área.
O especialista destacou ainda que o bloqueio atmosférico, que impedia o avanço das chuvas em importantes áreas de produção agrícola do país, começa a perder força, favorecendo o aumento de chuvas sobretudo em Minas Gerais e no oeste da Bahia. Além do bloqueio, o vórtice ciclônico também se desloca para o Oceano, favorecendo as condições de chuvas.
O modelo Cosmo do Inmet mostra ainda que as próximas 24 horas serão de chuvas mais expressivas em toda faixa oeste da região Sul do Brasil. Em São Paulo, sul de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás são previstas pancadas de chuvas entre a tarde e noite desta segunda-feira (1º), mostrando assim uma mudança no padrão de chuvas dos últimos dias.
O modelo mostra ainda que a partir de quinta-feira (4), o Rio Grande do Sul já deve ter tempo estável, enquanto as precipitações mais expressivas são previstas para o Triângulo Mineiro. A partir de sexta, dia 5, já apresentam tempo estável Santa Catarina e Paraná e acumulados expressivos para Minas Gerais, Goiás, oeste da Bahia, Tocantins e Mato Grosso.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil