HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Clima adverso vem afetando a bienalidade do café brasileiro

Publicado em 07/01/2025 16:22 e atualizado em 07/01/2025 17:33
José Donizeti Alves - Pesquisador da UFLA
Mesmo com produção crescente, desde 2020 o café não tem mais uma bienalidade
Podcast

Clima adverso vem afetando a bienalidade do café brasileiro

Logotipo Notícias Agrícolas

O longo período de estiagem (juntamente com as altas temperaturas) registrado no Brasil em 2024 afetou significativamente a produtividade das lavouras de café no país.

Apesar de ainda não dar para mensurar o quanto, já é certo que a safra de café 2025 está comprometida e será abaixo do esperado.  

De acordo com o pesquisador e professor da UFLA, José Donizete Alves, o clima adverso ocorreu durante um importante período para a produção do café, que é a fase da pré-florada. A falta de chuva e as altas temperaturas resultaram então em um baixo pegamento das flores e, consequentemente, no abortamento dos frutos. 

Segundo o professor, nestes últimos anos o café tem registrado uma produção crescente, mas desde 2020 o não apresenta mais uma bienalidade. 

Com a volta das chuvas no mês de novembro de 2024, as lavouras onseguiram recuperar o vigor, estão enfolhadas, mas o que foi perdido não se recupera. Donizete destaca que no aspecto vegetativo das lavouras, tudo indica uma produção de café para 2026 boa e promissora, mas seu desenvolvimento ainda depende das condições climáticas durante todo este ano. 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Raphaela Ribeiro
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário