Debate sobre revitalização de solos, Coopavel 2017, estande da Fertiláqua
O estande da Fertiláqua na Show Rural Coopavel 2017, em Cascavel (PR), recebeu nessa manhã um debate mediado pelo jornalista João Batista Olivi, do Notícias Agrícolas, com a presença do professor Telmo Amado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do engeheiro agrônomo Dirceu Gassen e do professor Paulo Dejalma Zimmer, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
No debate, Amado iniciou uma discussão a partir da safra recorde esperada para o Brasil neste ano, o que anima a economia brasileira. Para ele, é momento de pensar em novas alternativas para que tenhamos, pelos próximos 10 anos, safras recordes sucessivas.
Neste ponto, ele destaca a necessidade de refletir sobre os solos de fertilidade construída, lembrando que os agricultores pegaram os solos com fertilidade natural baixa e manejaram esses solos para que pudessemos chegar aos atuais resultados. Importante também foi o plantio direto, que segurou a erosão e foi fundamental nesse processo de construção.
Hoje, com o plantio direto consolidado, há novos desafios a serem enfrentados para que os produtores possam alcançar produtividades em torno de 190 sacas por alqueire (78,5 sacas por hectare). Alguns deles são o aumento da matéria orgânica e a compactação do solo.
Acompanhe o debate completo no vídeo acima.
1 comentário
T&D - Íntegra do programa de 25/12/2024
T&D - Íntegra do programa de 24/12/2024
Do Marco Temporal à Lei dos Bioinsumos, 2024 foi ano de grandes batalhas para o agronegócio em Brasília
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Suzano vai elevar preços de celulose em todos os mercados a partir de janeiro
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024
domingos de souza medeiros Dourados - MS
Informacoes e lições fantasticas para as quais devemos estar sempre atentos...